COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Carnaval 2022: realização de festas privadas em Pernambuco segue em avaliação pelo governo

Definição, segundo secretário Estadual de Saúde, André Longo, depende do cenário epidemiológico, especialmente destes primeiros 15 dias de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 06/01/2022 às 16:48 | Atualizado em 06/01/2022 às 18:49
Notícia
X

Prefeitos de cidades pernambucanas já anunciaram, nesta semana, que as festividades oficiais do Carnaval de rua foram canceladas, devido especialmente à epidemia de gripe H3N2, que tem se acelerado dia após dia em todo o Estado. A incógnita, no entanto, permanece em relação às festas privadas programadas para acontecer no período carnavalesco: de 26 de fevereiro a 1º de março. Por enquanto, o governo de Pernambuco mantém o protocolo que permite a realização de eventos, como shows, em ambientes fechados ou abertos, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares e restaurantes, sem restrição de horário. 

Mas na segunda quinzena deste mês de janeiro, essa medida governamental pode não valer mais. "Pode mudar. O cenário é dinâmico. Nós dissemos que iríamos nos pronunciar em definitivo sobre o Carnaval, sobre formato (de possíveis festas) e possibilidade de feriado, somente na segunda quinzena de janeiro, e assim vamos proceder com toda a transparência", disse, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (6), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. "A depender do cenário epidemiológico, especialmente destes primeiros 15 dias de janeiro, vamos definir quais serão os protocolos para os próximos meses, e isso inclui também o Carnaval", acrescentou. 

Na noite da quarta-feira (5), a Prefeitura do Recife anunciou a suspensão das programações oficiais para o Carnaval 2022, que deveria ocorrer entre 25 de fevereiro e 5 de março. Segundo a gestão municipal, apesar de a capital apresentar mais de 83% de toda a população acima de 12 anos completamente vacinada e de não ter um cenário de aumento de casos de infecção pelo coronavírus, o Recife enfrenta uma explosão de casos de gripe e "entende, como sempre, que a prioridade deste - e de qualquer momento - sempre será a preservação da saúde e da vida", disse a prefeitura.

O surto de gripe que a capital enfrenta tem levado a um expressivo aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). Entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2021, foram notificados 100 casos de srag; entre os dias 19 e 25 de dezembro de 2021, foram 174; e entre os dias 28 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022, foram 312 casos de srag. Nesse mesmo período, foram confirmados, respectivamente, 17, 14 e 16 casos de covid-19, o que não demonstra aumento no número de casos de infecção pelo coronavírus no momento. 

O avanço da epidemia de gripe e a continuidade da pandemia de covid-19, agora com a emergência da ômicron, também levaram Olinda e Jaboatão dos Guararapes a cancelarem as programações oficiais de Carnaval. Em Olinda, a prefeitura prometeu pagar um auxílio a ambulantes, entidades, grupos e artistas que representam a cultura popular. A gestão também anunciou a destinação de investimentos para incentivar a realização de eventos culturais na cidade, indo desde festivais a editais para projetos culturais. O aporte inicialmente deve girar em torno dos R$ 3 milhões.

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anunciou que vários blocos que desfilam, no período da folia de Momo, têm sido comunicados da decisão. "Há quase dois anos, temos canalizado todos os nossos esforços nesta luta contra a pandemia e avançamos muito na vacinação. Mas o momento agora é de preocupação com os novos casos, não só do coronavírus, mas também da gripe. Nossa meta é intensificar os atendimentos e a imunização da população. E a orientação continua sendo para que todos tomem os devidos cuidados e sigam usando máscaras", disse o prefeito Anderson Ferreira.

Tags

Autor