PANDEMIA

Principais cidades do Grande Recife cancelam ou suspendem Carnaval 2022

Olinda e Jaboatão dos Guararapes anunciaram cancelamento da programação oficial. No Recife, a folia nas ruas está suspensa

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/01/2022 às 19:14 | Atualizado em 06/01/2022 às 9:02
Notícia
X

O avanço da epidemia de influenza H3N2 e a persistência da pandemia de covid-19 levaram Olinda e Jaboatão dos Guararapes a cancelarem as programações oficiais de Carnaval, e o Recife a suspender. Segundo a administração da capital pernambucana, apesar de a cidade apresentar mais de 83% de toda a população acima de 12 anos completamente vacinada e de não ter um cenário de aumento de casos de infecção pelo coronavírus, o Recife uma explosão de casos de gripe e "entende, como sempre, que a prioridade deste - e de qualquer momento - sempre será a preservação da saúde e da vida", diz a prefeitura.

No comunicado sobre a suspensão do Carnaval de rua, a gestão municipal do Recife destaca que vai concentrar esforços para combater aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) em decorrência da gripe. "A partir de amanhã a cidade ganha mais trinta leitos para pacientes respiratórios e amplia capacidade de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)", diz trecho do texto.

"Defender a vida é compromisso. O Recife segue enfrentando a pandemia da covid-19, junto com o surto mais recente de gripe, com responsabilidade e trabalho. Diante deste cenário, o Carnaval deste ano precisa ser suspenso", afirmou o prefeito João Campos nas redes sociais.

Olinda

Em Olinda, a prefeitura prometeu pagar um auxílio a ambulantes, entidades, grupos e artistas que representam a cultura popular. A gestão também anunciou a destinação de investimentos para incentivar a realização de eventos culturais na cidade, indo desde festivais a editais para projetos culturais. O aporte inicialmente deve girar em torno dos R$ 3 milhões.

Mesmo com o anúncio do cancelamento, para pagamento do auxílio, a prefeitura ainda enviará à Câmara dos Vereadores um novo projeto de lei detalhando de quanto e para quem será paga a ajuda de custo.

"A gente vem trabalhando analisando para que pudéssemos chegar nessa decisão, que foi em conjunto com a secretaria de Saúde, baseado em todo o cenário de pandemia desencadeado no Brasil e no exterior. Agimos com muita prudência. Infelizmente, hoje não temos segurança para realizar (a festa)", disse o prefeito, professor Lupércio.

 

O cancelamento foi encontro ao que blocos e agremiações tradicionais da cidade já esperavam do poder público. Enquanto alguns se preparam para realizar festas em ambientes fechados - para ter um controle de circulação maior das pessoas no ambiente -, outros já tinham tomado a decisão do cancelamento dos festejos.

"A decisão já era esperada pelo Cariri. Nós só não sabíamos quais ações a prefeitura iria tomar em relação ao setor artístico, para os músicos, passistas e outras pessoas que tiram uma renda do Carnaval. A expectativa é que os repasses desses recursos não sejam demorados, que a verba do carnaval seja liberada para esses trabalhadores", disse o presidente da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, Hilton Santana.

O presidente da Pitombeira dos Quatro Cantos, Hermes Neto, afirmou que a alternativa que surgiu foi de voltar com os ensaios fechados, já que a sede da agremiação precisa ser mantida. "Ainda era muito perigoso pela quantidade de pessoas que não havia tomado a segunda dose. A gente não foi pego de surpresa, só fica triste por mais um ano sem ir às ruas. A gente pede que a prefeitura, junto ao Governo do Estado faça uma ajuda. Vamos para o terceiro ano parado, precisa de manutenção, então por isso a gente abre para vender camisa e abre o bar para movimentar", explica o presidente, que está fazendo eventos a partir da reserva de mesas e apresentação do comprovante vacinal.

O Eu Acho é Pouco decidiu não realizar nenhum evento prévio ou durante os quatro dias de festas por entender que a situação sanitária em Pernambuco ainda não permite os festejos. "Com a certeza de que é preciso estar atentos e fortes, em especial no que ainda estamos a atravessar nessa pandemia, o Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu Acho é Pouco comunica que não vai sair no Carnaval 2022. Se neste 2021 demos a nossa 'pausa de mil compassos', no próximo ano permaneceremos em casa", comunicou o bloco antes da decisão do poder público.

Jaboatão

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anunciou que vários blocos que desfilam no período da folia de Momo têm sido comunicados da decisão.

"Há quase dois anos, temos canalizado todos os nossos esforços nessa luta contra a pandemia e avançamos muito na vacinação. Mas o momento agora é de preocupação com os novos casos, não só do coronavírus, mas também da gripe. Nossa meta é intensificar os atendimentos e a imunização da população. E a orientação continua sendo para que todos tomem os devidos cuidados, e sigam usando máscaras e álcool a 70%", disse o prefeito, Anderson Ferreira.

Tags

Autor