COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: Recife vacina 153 crianças de 5 a 11 anos neste fim de semana; outras 486 estão agendadas

Para a imunização desse público, foram montados quatro centros de vacinação exclusivos na capital pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 16/01/2022 às 19:35 | Atualizado em 16/01/2022 às 19:57
Notícia
X

Balanço da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) mostra que, neste fim de semana, foram vacinadas contra a covid 153 crianças, entre 5 e 11 anos, que têm doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico. A Sesau informa que outras 486 crianças estão agendadas, até o momento, para receber a primeira dose pediátrica ao longo desta semana.

Para a vacinação desse público, foram montados centros de vacinação exclusivos na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira, Zona Norte; na UFPE, na Cidade Universitária, na Zona Oeste; na Faculdade Universo, na Imbiribeira, Zona Sul; e Unicap, na Boa Vista, Centro do Recife. O imunizante utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. 

Na capital pernambucana, as primeiras crianças foram vacinadas contra a covid-19 na última sexta-feira (14). O Recife recebeu inicialmente 7.500 doses do primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde. O imunizante para esse público é aplicado de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. É necessário fazer o agendamento pelo site (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife, em centros exclusivos voltados para a vacinação de crianças. 

Para comprovar a condição de comorbidade, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade. Nesse primeiro momento, será aceita - como documento comprobatório de comorbidade ou transtornos do desenvolvimento - uma declaração, em modelo fornecido pela Secretaria de Saúde do Recife (disponível no Conecta Recife), que deve ser preenchida e assinada por médico, ou laudo médico que contenha uma das comorbidades e/ou transtornos elencados com o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição.

Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. A declaração ou o laudo precisam ser originais e ficam retidos no local. Apenas as crianças com síndrome de Down estão isentas da declaração, já que a informação pode ser autorreferida.

 

Tags

Autor