IMUNIZAÇÃO

Pernambuco recebe mais 60 mil vacinas para crianças de 5 a 11 anos

Atualmente, já estão sendo beneficiados os meninos e meninas com doença neurológica crônica e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a síndrome de down, o autismo e indígenas

JC
JC
Publicado em 18/01/2022 às 7:53
NELSON ALMEIDA / AFP
A vacina utilizada é da Pfizer - FOTO: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

A segunda remessa de vacinas da Pfizer/Comirnaty para crianças entre 5 e 11 anos chegou a Pernambuco na madrugada desta terça-feira (18). As novas 60 mil doses chegaram no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) por volta das 6h10, após aterrissarem no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 1h20. O Estado já havia recebido na semana passada 60 mil doses.

No início da manhã, os imunizantes estão sendo checados e armazenados pela equipe técnica da secretaria estadual de Saúde.

Ainda durante a manhã desta terça-feira, haverá encontro do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e, em seguida, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para pactuação entre o Estado e os municípios para uso dessa nova leva de doses.

Atualmente, já estão sendo beneficiados os meninos e meninas com doença neurológica crônica e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a síndrome de down, o autismo e indígenas.

"No início da campanha de vacinação contra a covid-19 para adultos, com o número de doses aquém do necessário, precisamos tomar decisões em conjunto com os municípios para criar uma ordem de prioridade para a vacinação. Agora, precisamos repetir a mesma lógica para as crianças. Estamos dialogando com o nosso Comitê para avaliar os grupos com maior risco e, a partir das orientações, levaremos para pactuar com os gestores municipais. Apesar do número baixo de doses, precisamos nos esforçar para usar o que estamos recebendo e, consequentemente, imunizar com agilidade nossos meninos e meninas", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

VACINAÇÃO

A vacina contra a covid-19 estará disponível para as crianças de cinco a 11 anos nos postos e pontos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que acompanhadas pelo pai, pela mãe ou responsáveis. No ato da imunização, será exigida a apresentação de um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A estimativa é de que o público entre cinco e 11 anos seja de 1,1 milhão no Estado.

Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 17.380.903 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 7.623.720 da Pfizer/BioNTech; 120.000 doses da vacina pediátrica da Pfizer e 305.510 da Janssen.

Comentários

Últimas notícias