Prefeito

Diante de transtornos, João Campos promete melhorar serviço de teste para covid-19 no Recife

''Não estamos garantindo o tratamento que o recifense merece'', afirmou o prefeito

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/01/2022 às 9:46 | Atualizado em 26/01/2022 às 11:59
Notícia
X

Diante de instabilidades no sistema para teste de covid-19 no Recife, o prefeito da cidade, João Campos (PSB), prometeu melhoria na qualidade do serviço. O gestor realizou uma reunião, na noite dessa terça-feira (25), com o núcleo de gestão e com a equipe da Secretaria de Saúde para buscar soluções para a alta demanda por testagem.

Em vídeo nas redes sociais, após a reunião, João admitiu não estar satisfeito com a forma como está a testagem no Recife, hoje. "Vamos incrementar o serviço e elevar o padrão de qualidade. Do jeito que está funcionando hoje, não é do jeito que eu julgo mais adequado, não é do jeito que a gente fez a vacinação. Vamos melhorar, ampliar. A gente passou por isso também na vacinação, quando a gente começou foi com capacidade mais restrita do que quando chegou no final. Chegamos a ter 26 centros na cidade com capacidade para vacinar mais de 17 mil pessoas dia, todos de maneira agendada. Esse roteiro que a gente fez com a vacinação será feito com testagem, mas, lógico, de maneira muito mais rápida", afirmou.

Nessa terça (25), a Coluna Saúde e Bem-Estar destacou que novo sistema de agendamento para teste de covid-19 na capital pernambucana não tem dado conta de segurar a crescente demanda de pessoas que tentam uma vaga em unidades municipais de testagem. Para conseguir fazer a marcação, moradores acessam o site e o aplicativo Conecta Recife às 18h (horário em que se inicia a liberação das vagas do exame para o dia seguinte), mas a plataforma não funciona no formato proposto pela Prefeitura do Recife. Foi assim na segunda-feira (24) e na terça-feira (25). Quem tentou conseguir uma vaga leu a seguinte mensagem: "Diante do alto número de acessos simultâneos, o sistema apresentou instabilidade. Nossas equipes estão trabalhando para que retorne o quanto antes".

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joa?o Campos (@joaocampos)

João Campos explicou que foram registrados mais de mil acessos por segundo. "Tivemos problema de instabilidade no nosso sistema, registramos mais de mil acessos por segundo e, hoje, 1200. O sistema está sendo reformulado e como tivemos problemas semelhantes na vacinação e conseguimos corrigir, vamos corrigir de maneira definitiva para a testagem. Há uma demanda muito grande de testagem no Brasil todo, sobretudo por conta de novos protocolos que trazem exigência de testagem, que são protocolos corretos, assertivos, mas que aumentam a demanda de quem faz o teste, inclusive municípios. Vamos diariamente atualizar novas informações e fazer um incremento robusto de pessoal, infraestrutura e ampliar capacidade", disse o prefeito.

Em nota enviada ao JC na terça à noite, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) já havia explicado a instabilidade por conta da alta demanda. A secretaria acrescentou que o serviço havia sido reestabelecido no site, ainda na noite, e que imediatamente as vagas foram esgotadas. "Ciente da situação e da necessidade da população, as equipes técnicas da prefeitura estão trabalhando para estabilizar o sistema o mais rápido possível também dentro do Conecta Recife App."

Na última semana, diante de longas filas e demora no atendimento, a prefeitura do Recife decidiu abrir mais dois centros de testagem para a Covid-19, no Sesc de Santo Amaro, na região central da cidade, e no centro de testagem no Sesc de Casa Amarela, na Zona Norte.

Na publicação das redes sociais, João Campos afirmou que sua gestão não estava garantindo o "tratamento que o recifense merece". "Isso não pode ocorrer! A partir de amanhã (nesta quarta), uma série de medidas começarão a ser implantadas, desde a abertura de novos centros, passando por reforço nas equipes à melhoria efetiva do sistema. Vocês devem lembrar que passamos por algo semelhante na vacina, mas com muito trabalho do nosso time, conseguimos superar e ter o melhor processo do país. Não vai faltar empenho e doação para que as atuais dificuldades sejam superadas", escreveu o socialista.

Tags

Autor