COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Ainda a 1ª dose: mais de 180 pessoas iniciaram esquema vacinal contra covid em ação do fim de semana no Bairro do Recife

Nos próximos dias, Prefeitura do Recife continua com o trabalho de vacinação itinerante em 15 comunidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 14/03/2022 às 11:38 | Atualizado em 15/03/2022 às 20:53
Notícia
X

No Recife, cerca de 8% dos moradores ainda não iniciaram o esquema vacinal contra covid-19 - ou seja, nem a primeira dose tomaram. E os motivos são diversos. Além dos que negam a imunização, há outro grupo de pessoas com dificuldade de acesso aos locais onde é feita a aplicação, e isso é um entrave para a campanha. No último fim de semana, uma ação realizada no Bairro do Recife conseguiu identificar pessoas adultas que ainda estavam dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina.

A iniciativa também alcançou aqueles que estavam no prazo para a segunda dose, os que estavam com doses atrasadas e que já poderiam tomar a de reforço.Segundo balanço da Prefeitura do Recife, foram vacinados, sem necessidade de agendamento prévio, 1.117 moradores da capital pernambucana, neste fim de semana, durante a ação no Bairro do Recife. A maioria deles foi imunizada no domingo (13): 907 do total.

Leia também: 

Nos dois dias de ação, os trabalhadores da Saúde aplicaram 184 doses em pessoas que ainda não tinham iniciado o esquema vacinal. Agora, é importante o município monitorar esse público para que continuem a tomar as doses e, dessa maneira, alcançaram a completa imunização, o que é essencial para proteção contra as formas graves, internação e óbito por covid-19. 

Com o objetivo de ampliar, de forma espontânea, a cobertura vacinal contra a covid-19 na cidade, a sala de vacinação funcionou no Centro de Artesanato de Pernambuco, em parceria entre o Gabinete do Centro do Recife e a Secretaria de Saúde do Recife. 

Nos próximos dias 

A Prefeitura do Recife vai levar a vacinação itinerante contra a covid-19 para 15 comunidades da capital pernambucana nesta semana. Entre a segunda-feira (14) e o sábado (19), das 8h às 12h, os trabalhadores da Secretaria de Saúde do município vão realizar busca ativa das pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a de reforço. 

A ação da Prefeitura do Recife começou em agosto do ano passado e já visitou mais de 210 localidades, aplicando quase 75 mil doses até agora. Nesta semana, entre as comunidades contempladas com a vacinação itinerante, estão Rosa Selvagem, na Várzea; Caranguejo, na Ilha do Retiro; e Alto do Mandu.

Durante as atividades, as equipes da secretaria fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, os moradores precisam ter um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. 

Confira a programação:

Segunda-feira (14) 

  • Núcleo de Base Amigos da Comunidade: Rua São Braz, 164, Água Fria
  • Polo da Academia da Cidade de Jardim São Paulo: Praça de Jardim São Paulo (8h às 15h) 

Terça-feira (15) 

  • Associação dos Moradores Córrego João Carvoeiro: Rua Córrego João Carvoeiro, 192, Água Fria
  • Assentamento do Engenho e Vila Redenção: Rua Antônio Curado, 227, Engenho do Meio (ponto de referência: quadra da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Praça do Engenho do Meio) (13h às 16h30)
  • Polo da Academia da Cidade da Mustardinha: Avenida Manoel Gonçalves da Luz, s/n, Mustardinha (8h às 15h) 

Quarta-feira (16) 

  • Água Fria: Rua Alto do Deodato, 637, Água Fria
  • Comunidade Alto do Mandu: Rua Massaranduba, 124, Alto do Mandu
  • Comunidade do Caranguejo: Rua Zeferino, 125, Ilha do Retiro
  • Igreja Presbiteriana Nossa Casa: Rua Rio Azul, 166, Boa Viagem
  • Sociedade Assistencial Princesa Isabel: Rua Rio Espera, 215, Ibura 

Quinta-feira (17)

  • Escola Municipal Josefina Marinho: Avenida Córrego José Grande, 1316, Bomba do Hemetério
  • Comunidade Rosa Selvagem: Rua José Antônio da costa filho,13 A, Várzea (ponto de referência: ONG Mais) 

Sexta-feira (18) 

  • Associação dos Moradores da Campina do Barreto: Rua Elias Gomes, 85, Campina do Barreto
  • Comunidade Josué Pinto: Avenida Otacílio de Azevedo, 730, Brejo de Beberibe (ponto de referência: associação de moradores) 

Sábado (19) 

  • Feira de Artesanato e Gastronomia: Praça do Hipódromo (8h às 17h)

Tags

Autor