COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Com 300 mortes diariamente por covid-19 no Brasil, não dá para considerar que a pandemia acabou, diz vice-diretor da Opas

"Jarbas Barbosa falou sobre o cenário atual da pandemia de covid-19 durante o Passando a Limpo, da Rádio Jornal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 21/03/2022 às 11:09 | Atualizado em 21/03/2022 às 11:29
Notícia
X

Vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, o médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa alertou, em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta segunda-feira (21), que a população não deve acreditar que a pandemia chegou ao fim, mesmo diante de um cenário de redução de casos de covid-19.

"O Brasil ainda tem 300 mortes por dia por causa da covid-19. Não é para a gente considerar nem que pandemia acabou nem que as pessoas agora não precisam mais completar a vacinação. É o contrário: a pandemia ainda segue, apesar da redução importante no número de casos, o que é positivo. Mas, para proteger os mais vulneráveis dos casos graves e das mortes, é preciso que a população completa a imunização", disse Jarbas Barbosa. 

Para ele, um grande problema para o enfrentamento à pandemia é o fato de parte das pessoas não terem completado o esquema de imunização contra a covid-19. "O Brasil tem cerca de 70% de cobertura vacinal, e chama a atenção o universo de 50 mil pessoas que não completaram o esquema: ou não tomaram a segunda, ou não tomaram a dose de reforço." Segundo Jarbas Barbosa, diferentemente do que muitos pensam, a terceira dose não é opcional, especialmente para as pessoas que tomaram as duas primeiras doses de CoronaVac, os idosos e as pessoas que têm comorbidades. "É preciso entender que, depois de cinco ou seis meses da segunda dose, a proteção contra covid-19 começa a cair. Então, as pessoas que estão em dívida com a vacinação precisam completar o esquema."

Durante a entrevista à Rádio Jornal, Jarbas Barbosa também destacou que não é momento de recomendar a quarta dose contra covid-19 para a população em geral. Estudos estão em andamento para que possamos fazer essa indicação com segurança. O mais importante agora é tomar a terceira dose", afirmou. De acordo com o vice-diretor da Opas, não dá para prever se aparecerá uma nova variante do coronavírus. Mas, se vier uma nova cepa, haverá um aumento importante no número de casos graves e mortes no grupo que não tomou a terceira dose contra covid-19. 

 

Tags

Autor