Vacina contra o sarampo: saiba se você está no grupo prioritário para receber a dose no SUS
Neste ano, a mobilização ocorre junto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza
Nesta segunda-feira (4), começa a Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022. Este ano, a mobilização ocorre junto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza.
A ação de imunização contra sarampo é voltada para 12,9 milhões de crianças entre 6 meses e 4 anos, além de trabalhadores da saúde, que são convocados para atualizar a situação vacinal.
A meta é vacinar, no mínimo, 95% (12,3 milhões) das crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal.
Já para os trabalhadores da saúde, não há meta de cobertura vacinal, segundo o Ministério da Saúde. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.
Mas em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a meta é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo (população-alvo de 862.895 pessoas).
Nesta estratégia, as duas vacinas (tríplice viral e influenza) serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas na imunização.
Quem se vacina contra sarampo em cada etapa?
1ª etapa: 4 de abril a 2 de maio
- Trabalhadores da saúde
2ª etapa: 3 de maio a 3 de junho
- Crianças de 6 meses até cinco anos
Sarampo: tire suas dúvidas sobre transmissão, sintomas e vacinação
O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.
Os sintomas começam a se manifestar entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte.
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que é eficaz tanto na prevenção dessa doença como contra a caxumba e rubéola.