PANDEMIA

Com só 20% das crianças totalmente imunizadas contra covid-19, Recife abre 28 pontos de vacinação a partir desta segunda-feira

Além do centro de vacinação da UFPE, que funciona de domingo a domingo, outros 27 locais terão aplicação de vacina de segunda à sexta-feira. É preciso agendar a imunização

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 24/04/2022 às 17:06 | Atualizado em 24/04/2022 às 19:00
Notícia
X

Com cobertura vacinal baixa contra a covid-19 no público infantil - somente 20% das crianças de 5 a 11 anos da capital pernambucana estavam com a imunização completa (duas doses tomadas) até a última quinta-feira (21), a Prefeitura do Recife vai ampliar o número de postos para receber a garotada. A partir desta segunda-feira (25), 28 locais da cidade estarão vacinando as crianças. Até então estava funcionando apenas o Centro de Vacinação Infantil da UFPE, na Cidade Universitária, que continuará aberto.

Em todos os pontos é necessário fazer o agendamento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. As Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) e Policlínicas da capital terão a vacina contra a covid-19 para o público infantil. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h às 16h. O centro da UFPE é o único que estará aplicando a imunização também durante os fins de semana, ou seja, de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

VEJA AQUI A LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE E POLICLÍNICAS COM VACINAÇÃO INFANTIL

Segundo vacinômetro, painel mantido pela prefeitura que monitora o índice de vacinação contra a covid-19, Recife tem 98.650 crianças entre 5 e 11 anos - o que representa 61,83% de cobertura vacinal para primeira dose.

Outras 31.914 receberam a segunda dose, representando 20% do grupo que completaram o esquema vacinal na cidade. Conforme estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, o município tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Um das justificativas para manutenção do uso obrigatório de máscaras em escolas de Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foi justamente a baixa cobertura vacinal das crianças. No Estado, esse público começou a ser vacinado em janeiro deste ano.

REGRAS

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil a partir dos cinco anos de idade. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.

Tags

Autor