COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid, gripe e sarampo: Dia D acontece neste sábado (30); veja lista com locais onde se vacinar no Recife

Na capital pernambucana, serão mais de 150 salas de vacina e dois pontos volantes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 28/04/2022 às 15:05 | Atualizado em 28/04/2022 às 15:27
Notícia
X

Neste sábado (30), as mais de 150 salas de vacina da Prefeitura do Recife estarão abertas para o Dia D de mobilização social contra a gripe e o sarampo. Além disso, também serão montados dois pontos volantes, um no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem (Zona Sul) e outro no Sítio Trindade, em Casa Amarela (Zona Norte). Todos os locais funcionarão das 8h às 17h.

Os idosos com 60 anos ou mais que ainda não receberam a vacina contra influenza e os trabalhadores da saúde que não tomaram os dois imunizantes poderão procurar o local mais próximo.

Neste mesmo dia, as crianças de 6 meses a 4 anos também começarão a receber as duas vacinas.

Nos locais, também serão aplicadas todas as doses da vacina contra covid-19 nas pessoas a partir de 5 anos, sem necessidade de agendamento

A lista com os locais para vacinação podem ser conferidos neste link: bit.ly/DiaDGripeeSarampo2022.

Como é a nova vacina contra gripe?

É importante destacar que a nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no País, causando uma epidemia.

O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B.

"No fim do ano passado, nós vivemos momentos difíceis com a epidemia de influenza, quando as nossas emergências ficaram lotadas, e o número de casos e óbitos pela doença aumentaram. Por isso, mesmo os idosos, as crianças e os trabalhadores que tomaram a vacina contra gripe no fim do ano passado, devem voltar aos nossos postos para receber o imunizante e se proteger contra a doença, evitando complicações", destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

E a vacina contra o sarampo? 

Já a vacina contra o sarampo é a tríplice viral, também eficaz contra a caxumba e a rubéola. 

Alerta para as baixas coberturas vacinais 

Vinte e cinco dias após o início das campanhas de vacinação contra gripe, o Recife só vacinou 35.389 idosos (13,49% do total) e 21.366 trabalhadores da saúde (22,43% do total).

A cobertura contra sarampo também está baixa: 17.171 doses foram aplicadas em trabalhadores da saúde, o que representa uma cobertura vacinal de 18,02% deste grupo.

A meta é garantir proteção a pelo menos 90% dos públicos-alvo da campanha.

É possível tomar as vacinas contra gripe, sarampo e covid ao mesmo tempo?

Segundo a Prefeitura do Recife, uma vez que as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo acontecem ao mesmo tempo da vacinação contra a covid-19, é importante destacar que não há nenhum tipo de restrição na imunização para os adultos e idosos. 

É preciso levar algum documento para tomar as vacinas no Dia D?

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que as pessoas levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (caso tenham esses dois últimos).

Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. 

Tags

Autor