COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Sobe para 50 o número de crianças com doenças respiratórias em fila de espera por leitos em Pernambuco

Do total de pacientes que aguardam vaga para internamento em hospital público no Estado, 94,3% são bebês e crianças

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 12/05/2022 às 17:07 | Atualizado em 12/05/2022 às 17:22
Notícia
X

O vírus sincicial respiratório (VSR), o adenovírus, o rinovírus e o metapneumovírus são os agentes que têm causado quadros de cansaço e pneumonia nas crianças, o que tem superlotado as emergências, os leitos de enfermaria e terapia intensiva (UTI) dos hospitais de Pernambuco.

O painel que apresenta os dados de leitos de síndrome respiratória aguda grave (srag) no Estado aponta que, dos 53 pacientes à espera de UTI e enfermaria na rede pública do Estado, 50 (94,3%) são bebês e crianças. Entre eles, 41 aguardam vaga em UTI e 9 em enfermaria

"Em abril e maio, em Pernambuco, temos a tradição de ocorrência de doenças respiratórias, na pediatria, de forma importante. Com a pandemia, as crianças usaram máscara, não foram para a escola e circularam pouco. Isso deu uma tranquilidade (em termos de adoecimento por agentes respiratórios, com exceção da covid) em 2020 e 2021. Com a reabertura e a desobrigação do uso de máscaras, houve este boom de casos que vemos agora", explicou, em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (12), o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima, representante da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).

"Estamos com um número exagerado de pacientes com quadros respiratórios, que chamamos de srag (síndrome respiratória aguda grave) e envolve o VSR, causador da bronquiolite; além de resfriado e gripe. E isso tem tornando as emergências pediátricas com quantitativo imenso de pacientes. E não se está dando conta", frisa Eduardo Jorge. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que "vem trabalhando, permanentemente, para ampliar a rede de saúde para atender bebês e crianças com quadro de srag". A pasta informa que, desde 2021, mais de 30 leitos de UTI para a faixa etária pediátrica foram abertos em Pernambuco, "e o número de vagas teve um aumento de quase 60%, passando de 57 para mais de uma centena atualmente".

Nesta semana, segundo a SES, 10 novos leitos de UTI pediátricos foram abertos para casos respiratórios em Araripina, no Sertão do Estado. Com isso, a rede de saúde pública de Pernambuco conta hoje com 233 leitos para bebês e crianças com srag: 106 de UTI e 127 de enfermaria.

A taxa de ocupação geral desses leitos está em 73%, sendo 84% nas vagas de UTI e 64% nas de enfermaria. Nos próximos dias, 20 novos leitos pediátricos de UTI serão colocados em funcionamento na Região Metropolitana do Recife, de acordo com a pasta.

"Evidentemente que aumento de 20 leitos (que serão abertos) é importantíssimo, mas acredito que não será o suficiente, pois temos uma lista de pacientes esperando vaga de UTI. Para esses leitos serem abertos, não se faz passo de mágica. Precisamos de recursos humanos qualificados. É complexo", ressaltou Eduardo Jorge. 

Cuidados importantes

O pediatra reforçou a mensagem de que é importante a população continuar se cuidando, evitar aglomeração, usar álcool em gel e fazer a lavagem de mãos de forma correta. "Este último recado é algo importantíssimo para prevenir doenças respiratórias", complementou. 

A SES ainda salienta, na nota, que o Estado vive, neste momento, o período de sazonalidade das doenças respiratórias, quando historicamente há uma maior ocorrência das enfermidades respiratórias. "Além disso, entre os pacientes internados nos leitos voltados para casos de srag na rede pública, 1,5% apresenta infecção pelo coronavírus. Predominam casos provocados por outros agentes infecciosos, como rinovírus, VSR e metapneumovírus, entre outros", ressalta a pasta. 

Tags

Autor