Superlotação

Superlotação: Hospital Pediátrico Helena Moura restringe atendimentos no Recife

A Secretaria de Saúde do Recife assegura que às crianças em estado grave serão atendidas pela unidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 14/05/2022 às 15:19
Notícia
X

O Hospital Pediátrico Helena Moura, localizado no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, está com o atendimento restrito por tempo indeterminado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), por meio de nota, explicando que os novos atendimentos foram suspensos devido à superlotação de pacientes internados na emergência da unidade.

Ainda segundo a Sesau, a assistência às crianças graves que chegarem à unidade seguirá sendo garantido. A restrição com relação aos casos classificados como sem gravidade vai continuar por tempo indeterminado até a melhora do quadro de atendimento. 

"Os atendimentos respeitam o protocolo de classificação de risco, para priorizar a assistência dos pacientes com quadros mais graves. Nesta unidade, estão sendo realizados, em média, 320 atendimentos diários para pacientes com sintomas gripais", informa a Secretaria de Saúde. 

"Eventualmente, quando há algum tipo de restrição na emergência, os pacientes, que após triagem, são classificados como sem gravidade, estão sendo orientados a procurar atendimento nas Unidades Provisórias Covid (UPC), na Atenção Básica", completa. 

Estrutura

Ao todo, o Hospital Helena Moura dispõe de 50 leitos para internação distribuídos em oito enfermarias e três leitos para observação no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). A unidade é considerada  referência municipal para tratamento de crianças na faixa etária de zero a menores de 13 anos, e oferece atendimento de casos clínicos de urgência/emergência, internação 24h/dia e consultas ambulatoriais especializadas em pneumologia, fisioterapia respiratória.

 

 

Tags

Autor