COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro eletrônico também mata

Cigarro eletrônico contém substâncias tóxicas que causam câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 31/05/2022 às 10:58 | Atualizado em 31/05/2022 às 11:04
Notícia
X

O Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio, chama a atenção para os prejuízos causados pelo hábito de fumar. Neste ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), como o cigarro eletrônico, contêm substâncias tóxicas que causam câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares

E a maioria possui nicotina, que leva à dependência.

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) são aparelhos que funcionam com uma bateria e têm diferentes formas e mecanismos de ação. Eles podem apresentar, por exemplo, o formato de cigarros, canetas e pen drives. Na maioria, são produtos que contêm aditivos com sabores, substâncias tóxicas e nicotina, que é a droga que causa a dependência.

"O cigarro eletrônico traz riscos tal como o convencional. A diferença é de como a nicotina é inalada. Em cigarros comuns, essa disponibilização de nicotina e várias outras substâncias cancerígenas é dada pela incineração. Nos cigarros eletrônicos, acontece uma vaporização. Isso faz com que haja uma concentração maior de nicotina no cigarro eletrônico, se comparado ao cigarro convencional", diz o coordenador do departamento de cirurgia torácica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Bernardo Nicola.

"Os riscos de câncer de boca, pulmão, laringe, enfisema pulmonar, doenças pulmonares intersticiais não só persistem como podem ser até maiores", acrescenta.

O HCP inicia, nesta terça-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, a divulgação de uma série de conteúdos informativos sobre os perigos relacionados ao tabagismo. Os materiais são disponibilizados nas redes sociais (@sigahcp) e site hcp.org.br durante todo o Junho Branco, mês de atenção ao câncer de pulmão.

Os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar: nenhum deles é seguro

Cigarros eletrônicos

São dispositivos nos quais uma bateria aquece solução líquida (e-liquidos), que contém ou não nicotina em diferentes concentrações, produzindo aerossol (popularmente chamado de vapor) que é inalado pelo usuário.

Cigarros aquecidos ou produtos de tabaco aquecido

São dispositivos que produzem aerossóis contendo nicotina e produtos químicos tóxicos, por meio do aquecimento do tabaco ou ativação de um dispositivo contendo tabaco.

Vaporizador de ervas secas

Aquecem o tabaco picado ou outras ervas, produzindo um aerossol.

Produto híbrido

Possuem características de cigarros eletrônicos e de vaporizadores de ervas secas. Contêm dois reservatórios: um armazena ervas picadas e o outro, o líquido.

Cigarro eletrônico é perigoso e causa riscos à saúde; entenda 

Com base nas evidências mundiais atuais, o uso de cigarros eletrônicos com nicotina aumenta o risco de uma série de danos à saúde, como envenenamento, convulsões, dependência, traumas e queimaduras (causadas por explosões) e doenças respiratórias (incluindo a síndrome respiratória aguda grave). 

É importante saber que a comercialização, a importação e a propaganda, até mesmo pela internet, de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O uso desses dispositivos em ambientes coletivos fechados também é proibido, pois se trata de produto fumígeno.

 

Tags

Autor