COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Em meio à alta da covid-19 e longas filas para exames, Pernambuco silencia sobre possibilidade de abertura de novos centros de testagem

Na capital pernambucana, onde há maior demanda, a Prefeitura do Recife e o Estado não se posicionaram sobre possibilidade de abertura de novos centros para diagnóstico da doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 16/06/2022 às 18:04 | Atualizado em 17/06/2022 às 21:15
Notícia
X

Longa espera e filas permanecem nos centros de testagem de covid-19 localizados no Recife. A dificuldade para fazer o exame é uma realidade tanto dos locais onde não é necessário agendamento como também nos pontos que exigem marcação prévia. E pelo menos na capital pernambucana, onde há maior demanda, a prefeitura e o Estado não se posicionaram sobre possibilidade de abertura de novos centros para diagnóstico da doença

Nas unidades administradas pela Prefeitura do Recife, são disponibilizados diariamente cerca de 900 testes rápidos para detecção de covid-19. Quem precisa realizar o exame deve agendar pelo Conecta Recife (testecovid19.recife.pe.gov.br), onde as vagas abrem às 15h e têm se esgotado rapidamente. Para dar conta da alta pela procura dos testes, devido à alta da covid-19 na cidade, a reportagem do JC questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre a ampliação da testagem, mas não teve resposta até o momento.

 

Já o governo do Estado gerencia quatro locais onde são feitos os exames sem necessidade de agendamento prévio. Três deles são abertos ao público em geral, e o centro do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Imbiribeira, Zona Sul da cidade, é exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários. 

Nesta quinta-feira (16), a antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, Centro da cidade, a fila estava imensa para realização do teste. Por outro lado, a movimentação no ponto do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade, estava mais tranquila. O centro de testagem localizado na Secretaria de Educação do Estado, também na Várzea, estava fechado, já que Pernambuco decretou ponto facultativo em repartições estaduais no dia de Corpus Christi. 

Atualmente a média de testes ofertados diariamente nos postos no TIP, Fusam e Secretaria de Educação do Estado é de 800 testes. No posto do aeroporto, cerca de 150 testes são realizados por dia. 

Questionada pelo JC sobre possível ampliação no número de locais e de testes oferecidos aos pernambucanos, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) não deu resposta diretamente à pergunta. No entanto, em nota, disse que "tem abastecido periodicamente os municípios pernambucanos com testes rápidos de antígeno para reforçar a vigilância epidemiológica do coronavírus em todas as regiões do Estado". 

A pasta ressaltou que as entregas são realizadas semanalmente para que as gestões municipais fortaleçam suas estratégias de testagem, "proporcionando rotineiramente o acesso ao exame em locais próximos às residências dos munícipes, em unidades básicas de saúde, policlínicas e outros espaços públicos onde há grande circulação de pessoas". 

Nesta quinta-feira (16), a SES registrou novamente, nas últimas 24 horas, mais de mil adoecimentos por covid-19. Foram confirmados 1.428 casos da infecção pelo coronavírus. Entre eles, oito (0,5%) são casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) e 1.420 (99,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 951.652 casos confirmados da doença, sendo 58.703 graves e 892.949 leves. Além disso, o Estado acumula 21.797 mortes decorrentes de complicações da doença. 

Tags

Autor