COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Saiba onde fazer teste gratuito de covid-19 em cidades do Grande Recife

Procura por testes de diagnóstico de covid-19, nos centros teve aumento exponencial nos últimos dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 14/06/2022 às 17:29 | Atualizado em 15/06/2022 às 18:44
Notícia
X

Com a maior da demanda por testes de diagnóstico de covid-19 em várias localidades de Pernambuco nos últimos dias, as unidades que ofertam os exames passaram a ter longas filas e aumento do tempo de espera. 

Com a confirmação, no Estado, da circulação da nova subvariante da ômicron, a BA.4, o volume de pessoas com sintomas de covid-19 têm subido nos últimos dias. Com isso, a população precisa enfrentar longa espera por ordem de chegada, em alguns centros de testagem, ou tentar agendamento online, o que é ofertado por alguns municípios. 

Onde fazer teste de covid-19 no Recife 

A rede de saúde do Recife oferece a testagem em centros específicos para atender a demanda da população, disponíveis para agendamento no Conecta Recife, através deste link: conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar. A abertura de vagas é feita diariamente, sempre a partir das 15h do dia anterior à oferta dos testes. Atualmente, com a alta demanda, as vagas se esgotam em menos de 40 minutos após a abertura. 

É possível escolher um destes locais: 

  • Centro de Saúde Professor Mário Ramos
    De domingo a domingo, das 8h às 17h
  • Compaz Escritor Ariano Suassuna
    De domingo a domingo, das 8h às 17h
  • Upinha Dr. Moacyr André Gomes
    De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30
    Sextas, das 8h às 12 e das 13h às 16h
  • Upinha Governador Eduardo Campos
    De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30
    Sextas, das 8h às 12 e das 13h às 16h
  • Upinha Vila Arraes
    De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30
    Sextas, das 8h às 12 e das 13h às 16h.ver mapa
  • Policlínica Arnaldo Marques
    De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30
    Sextas, das 8h às 14h30
  • Policlínica Waldemar de Oliveira
    Segundas e quartas, das 13h às 16h30
    Sextas, das 13h às 16h

Onde fazer teste de covid-19 em Jaboatão dos Guararapes 

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes oferece a testagem, em unidades específicas, para atender a demanda da população geral e dos servidores municipais. A abertura de vagas será realizada às segundas, quartas e sextas, a partir das 15h, no site saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br.

Onde fazer teste de covid-19 em Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda realiza testagem de covid-19 na Policlínica de Ouro Preto, Rua Peixe Agulha, s/n. O serviço atende por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Por conta do aumento da demanda, o serviço foi ampliado para sábado e domingo (18 e 19) desta semana, das 8h às 12h. É preciso apresentar documento de identificação e comprovar residência em Olinda.

Onde fazer teste de covid-19 em Paulista 

A Prefeitura de Paulista disponibiliza testagem para a covid-19 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (Ceamp), localizado na Rua Dr. José Mariano, s/n, Arthur Lundgren I, próximo ao terminal de ônibus.

O atendimento acontece por ordem de chegada. Para fazer o teste, é preciso apresentar comprovante de residência, Cartão do SUS e RG. São disponibilizadas 150 fichas por dia.

Diante do aumento no número de casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a voltar a usar máscaras em locais fechados e em lugares com grande circulação de pessoas.

Onde estão os centros de testagem da Secretaria de Saúde de Pernambuco 

Continuam em funcionamento quatro postos estaduais de testagem:

  • Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea, que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h, para o público em geral
  • Antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h, para o público em geral
  • Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h
  • Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea – de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea, para o público em geral

Tags

Autor