COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: taxas estagnadas das doses de reforço em Pernambuco ameaçam combate à doença

Adesão à vacinação contra covid em Pernambuco diminui a cada etapa: caindo de 93% na primeira dose para 35% no segundo reforço

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 10/08/2022 às 20:38
FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
Pernambuco aplicou 21.566.296 doses de vacinas contra a covid- 19, desde o início da campanha - FOTO: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Os índices da cobertura vacinal contra covid-19, em Pernambuco, permanecem estagnados, e isso preocupa porque pode prejudicar o combate à doença. O Estado, desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus, aplicou 21.566.296 doses. Para a primeira e a segunda dose, a cobertura está em 93,1% e 84,8%, respectivamente. Mas, em relação às duas doses de reforço (terceira e quarta dose), as taxas são atualmente de 57,2% e 35%. 

Os índices baixos nas doses de reforço vêm como uma consequência de mudança comportamental da população em relação à pandemia (muitos erroneamente acreditam que, com a baixa transmissão, a situação está longe de riscos) e ilustram o quão grave têm sido os desincentivos à imunização.  

"O cenário epidemiológico atual da covid-19 ainda é muito incerto. Mas parte da população acredita que, por não ver agora um acumulado de pessoas adoecendo, está tudo bem. Essa é uma falsa sensação de segurança, pois não estamos longe de ameaças", ressalta a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

Ela destaca que as orientações equivocadas sobre o coronavírus e a imunização têm mudado a percepção de risco da sociedade. "Esse pensamento faz as pessoas não desejarem se vacinar. É um grande problema." 

Ainda para Ana Catarina, é fundamental criar novas estratégias para aumentar a cobertura das doses de reforço contra covid-19. "Os municípios precisam ir a lugares onde a população está", diz a gestora. A declaração dela joga luz ao fato de que apenas campanhas de incentivo à vacinação não são suficientes para ampliar a cobertura dos imunizantes aplicados contra covid - e também contra outras doenças.

Fazer busca ativa de pessoas que ainda não tomaram todas as doses é fundamental, assim como descentralizar os pontos de vacinação, ampliar o horário de funcionamento das unidades e ofertar a imunização aos fins de semana. 

NÚMEROS DA COVID EM PERNAMBUCO 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quarta-feira (10), 1.250 casos da covid-19. Entre eles, seis (0,5%) são casos graves e 1.244 (99,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 1.037.246 casos confirmados da doença, sendo 59.587 graves e 977.659 leves.  

Também foram contabilizados cinco óbitos, ocorridos este ano entre os dias 13 de fevereiro e 9 de agosto. As novas mortes são de pessoas residentes do município de Bom Conselho (1), Buenos Aires (1) e Recife (3). Com isso, o Estado totaliza 22.096 mortes pela covid-19.

Comentários

Últimas notícias