SUPERFUNGO

SUPERFUNGO: Pernambuco registra 36 casos de Candida auris em dois hospitais públicos

Casos de superfungo foram confirmados depois de sete meses do primeiro registro no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 15/08/2022 às 20:51
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou nesta segunda-feira (15) o total de 36 casos registrados do superfungo Candida auris em unidades de saúde da rede pública de Pernambuco.

Os primeiros casos reconhecidos oficialmente, aconteceram em janeiro deste ano. Um homem de 67 anos e uma mulher de 70 anos, internados no Hospital da Restauração (HR), área central do Recife.

Agora, a SES-PE confirma 41 notificações, sendo 36 confirmados, 1 descartado, e 4 em investigação. Os casos foram registrados nos hospitais da Restauração (HR), e Miguel Arraes, em Paulista.

Surto de Candida Auris é motivo de preocupação

A levedura – tipo de fungo que possui apenas uma célula – é motivo de preocupação nas autoridades sanitárias por ser resistente à maioria dos fungicidas existentes e, em alguns casos, a todos. Isso levou a espécie a receber o apelido de superfungo.

No caso da Candida auris, porém, as infecções têm se mostrado extremamente difíceis de curar. A espécie produz o que os cientistas chamam de biofilme, camada protetora que a torna resistente ao fluconazol, à anfotericina B e ao equinocandinao, três dos principais compostos antifúngicos.

Já são 3 registros de óbitos no País de pacientes contaminados

Ainda em janeiro deste ano, Pernambuco registrou o primeiro óbito de uma pessoa contaminada pela Candida Auris. Uma mulher de 70 anos, admitida no Hospital da Restauração,  no dia 24 de novembro de 2021, com problemas neurológicos. A paciente esteve internada na UTI e teve o exame de urina sugestivo para o fungo no dia 30 de dezembro do ano passado. Segundo comunicado da SES-PE "ela foi a óbito no último dia 5 de janeiro por problemas provocados pelo seu diagnóstico de entrada na unidade hospitalar", informou a SES.

O primeiro caso positivo do superfungo no Brasil foi notificado no dia 7 de dezembro de 2020, isolado em uma amostra de ponta de cateter de paciente que estava num hospital de Salvador (BA). Esse foi o primeiro de um surto de 15 casos, com duas mortes.

 

 

Tags

Autor