MENTE SÃ, CORPO SÃO

Mente e corpo em equilíbrio: evento no RioMar debate saúde e qualidade de vida

Conexão Saúde será realizado nesta terça-feira (30)

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 28/08/2022 às 5:44
FELIPE RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM
Quando tomamos consciência daquilo que sentimos, podemos nos tornar capazes de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem fluxo de emoções negativas - FOTO: FELIPE RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Nosso corpo avisa quando estamos estressados, angustiados, tristes. Mas será que conseguimos escutar os sinais de que algo não vai bem? E mais: ao percebermos que precisamos cuidar de nós mesmos, tentamos fazer algo para desacelerar? Procuramos ajuda? Esses questionamentos abraçam a nova edição do Conexão Saúde, um projeto deste Jornal do Commercio voltado a discutir temas relacionados a bem-estar e qualidade de vida.

A ação conta com um evento que reunirá um time de profissionais que tem a missão de nos fazer um convite para olhar a saúde como o nosso bem mais precioso. O encontro será nesta terça-feira (30), a partir das 17h, na praça de eventos do RioMar (piso L3), no Pina, Zona Sul do Recife. Na ocasião, eles chamarão a atenção para o fato de que o desequilíbrio emocional facilita o surgimento de transtornos mentais e impulsiona outros problemas de saúde. Ou seja, a mensagem principal do evento é deixar bem claro que a saúde mental não pode estar desconectada da saúde do corpo, porque a saúde é uma só.

Participarão da conversa o psicólogo Marcondes Pereira, diretor de assistência psicossocial do Hospital Novo Nascer; a dermatologista Lígia Pessoa de Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco (SBD/PE) e a cardiogeriatra Márcia Cristina, do Icordis. Farei a mediação do evento, que é aberto ao público.

Os assuntos relacionados à saúde mental serão o destaque da palestra de Marcondes, e Márcia Cristina abordará como o emocional impacta o funcionamento do coração. Já Lígia Pessoa de Melo recebeu a missão de conversar com o público sobre a presença de profissionais de saúde nas redes sociais e como compartilhar, na internet, informações educativas para o público em geral de forma ética e sem sensacionalismo.

Também no dia 30 de agosto, o Jornal do Commercio publicará um especial (acesso gratuito) com reportagens sobre pilares que contribuem para manter corpo e mente saudáveis, seja usando métodos tradicionais ou usando as mais avançadas tecnologias para aproximar o paciente e médico.

Estresse 

A pesquisa Webedia Life - Insights, divulgada recentemente e realizada pelo site Minha Vida, mostrou que mais de 50% dos homens disseram que o estresse é algo normal e que faz parte da vida; 10% afirmaram ainda que nunca sentiram estresse. Entre as mulheres, as estatísticas são diferentes, com 57% delas apontando que é algo que as faz muito mal e apenas 1% diz nunca ter sentido.

As mulheres sofrem mais também com o cansaço. A maior parte do público masculino (65%) indicou sentir que as horas de sono foram suficientes e que geralmente acordam descansados. Já as mulheres (51%) apontam que gostariam de dormir mais ao acordar.

Envelhecer com saúde (83%), ter mais disposição (74%) e entrar ou se manter em forma (56%) foram os mais votados como motivação para cuidar da saúde e bem-estar. Manter uma vida sexual ativa para ter mais saúde e bem-estar é mais importante para os homens (50%) do que para as mulheres (30%). Ainda sobre hábitos, as mulheres (44%) utilizam mais protetor solar em busca de saúde do que os homens (9%).

O levantamento do Minha Vida também mostrou que, enquanto os homens indicaram que consultaram mais o cardiologista (53%), dentista (53%) e oftalmologista (50%) nos últimos 12 meses, os profissionais campeões entre as mulheres foram ginecologista (66%), dentista (52%) e clínico-geral (49%). Entre as condições de saúde, a ansiedade foi a mais apontada, tanto por homens quanto por mulheres. Os homens completam o ranking com pressão alta (30%) e dor nas costas (27%); as mulheres também com dor nas costas (35%) e estresse (32%).

Comentários

Últimas notícias