casos

Segunda morte pela VARÍOLA DO MACACO é confirmada no Brasil

Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos é uma doença considerada emergência de saúde pública de interesse internacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 30/08/2022 às 10:31 | Atualizado em 30/08/2022 às 11:59
Notícia
X

Nesta segunda-feira (29), foi registrada a segunda morte causada pela varíola dos macacos no Brasil.

De acordo com o Ministério de Saúde, a vítima da varíola dos macacos foi um homem de 33 anos, que estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos Goytacazes, zona norte do Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.

Estado de saúde do paciente

No dia 19 de agosto, o paciente infectado por varíola dos macacos tinha sido transferido para a UTI após apresentar algumas complicações.

Segundo a Secretaria de Saúde de Campos Goytacazes, o homem tinha baixa imunidade e outras comorbidades, que agravaram os sintomas da varíola dos macacos.

Monitoramento da varíola dos macacos

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES Rio de Janeiro faz o monitoramento diário dos casos de varíola dos macacos desde que o primeiro caso suspeito foi registrado no estado.

O monitoramento da varíola dos macacos é uma parceria com os laboratórios de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e as secretarias municipais de Saúde.

Aumento de casos da varíola dos macacos no Brasil

O aumento de casos da varíola dos macacos levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar a doença como emergência de saúde pública com interesse internacional.

Mortes pela varíola dos macacos no Brasil

A primeira morte causada pela varíola dos macacos foi registrada no Brasil no dia 29 de julho. O caso aconteceu em Uberlândia, município de Minas Gerais.

A vítima também foi um homem de 41 anos, que apresentava imunidade baixa e outras comorbidades, incluindo um câncer (linfoma).

Como prevenir a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos pode ser prevenida com a vacinação contra a varíola, que reduz as oportunidades de mutação viral e a disseminação da doença entre humanos.

Confira outras medidas locais de contenção que são importantes para prevenir a transmissão da varíola dos macacos:

  • Aplicação das medidas de proteção;
  • Informações de qualidade para melhorar o reconhecimento da doença;
  • Recolher dados e capacitação de profissionais da saúde;
  • Acesso a ferramentas de diagnóstico para avaliar a situação em curso;
  • Constituição de equipes interdisciplinares para identificação de casos de varicela;

Veja o vídeo e saiba tudo sobre a varíola dos macacos:

Tags

Autor