Quando o País travava uma batalha contra o surto de cólera, que vitimava cerca de 100 pessoas por dia, nascia o Hospital Português de Beneficência Provisório, na Boa Vista, Centro do Recife, com a tarefa de tratar vítimas da epidemia.
Isso ocorreu na metade do século 19. De lá até então, muitos anos se passaram, e o Real Hospital Português continua a se destacar, acompanhando o progresso da ciência e conquistando cada vez mais a confiança da população pernambucana e também de outros Estados.
Quantos anos tem o Real Hospital Português?
Ao valorizar a sintonia entre inovação e cuidado humanizado, o Real Hospital Português completa 167 anos nesta sexta-feira (16/09). Hoje, no bairro de Paissandu, área central do Recife, a instituição lança manifesto com base numa pesquisa que questionou o atributo mais utilizado pelas pessoas quando se referem ao hospital.
O conceito positivo e a segurança despontaram no resultado do levantamento e, dessa maneira, o Real Hospital Português comemora aniversário com o slogan “Confiança é tudo”, a fim de permear o posicionamento no mercado e toda a comunicação da instituição.
Outra novidade para marcar os 167 anos é o fortalecimento do projeto de governança, que conta com um time de executivos com experiência no mercado de saúde.
"Além da inovação, outro pilar fundamental do Real Hospital Português é a profissionalização. O compromisso em oferecer uma assistência de excelência, com padrões de qualidade e segurança certificados pela Joint Commission International (JCI), permeia nossa trajetória nestes 167 anos", ressalta o provedor Alberto Ferreira da Costa.
"Os desafios do mercado de saúde são inúmeros. Mas, com nosso projeto de fortalecimento da governança, vamos continuar trabalhando para manter a confiança do povo pernambucano e brasileiro”, acrescenta.
Assistência aos pacientes
Com duas unidades (uma no Paissandu e outra em Boa Viagem), o Real Hospital Português (RHP) conta com mais de 6 mil colaboradores, 3.200 médicos e parceiros.
- O RHP possui laboratório de análises clínicas e patológicas 24 horas, além de serviço de diagnóstico por imagem.
- A instituição tem ainda mais de 70 clínicas especializadas. Entre elas, a Real Vacina (clínica de imunização).
- Com formato inovador de atendimento beira leito, a emergência acolhe o paciente desde a chegada ao hospital. A pessoa é acomodada em um leito individual, onde recebe a assistência e conta com a presença do acompanhante o tempo todo.
Beneficência
Para oferecer atendimento à população de maior vulnerabilidade social, o Real Hospital Português conta com o Ambulatório Maria Fernanda. O caráter beneficente do serviço faz parte da missão da instituição e está presente desde sua fundação.
Com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital se destaca como credenciado em quatro programas de transplantes (rim, coração, fígado e medula óssea), em cirurgias cardíacas e vasculares, além de ter um dos maiores parques de hemodiálise de Pernambuco.
Na comemoração dos 167 anos, o Real Hospital Português recorda o pioneirismo no início da pandemia de covid-19. A instituição acolheu os primeiros casos confirmados da doença no Estado e, ao longo da crise sanitária, chegou a destinar 50 leitos de terapia intensiva (UTI) para esses pacientes.
Histórico
O Real Hospital Português (RHP) foi fundado em 1855. O título de “Real” ao então Hospital Português de Beneficência de Pernambuco foi conferido pelo rei português dom Carlos I, em 1907.
Atualmente o RHP é acreditado pela Joint Commission International (JCI) e pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), certificação concedida pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
Entre os marcos da modernização do parque tecnológico do hospital, destacam-se:
- aquisição do primeiro PET-SCAN de Pernambuco, em 2008
- inauguração, em 2015 o Centro Cirúrgico Egas Moniz, o mais moderno da América Latina
- início, em 2019, do Programa de Cirurgia Robótica com o Da Vinci Xi, o mais moderno do Brasil.
- aquisição, em 2020, da Angio CT-4D, único na América do Sul
O hospital também tem se destacado na área de ensino e pesquisa.
Em 2009, lançou o primeiro Programa de Residência Médica em Geriatria em Pernambuco. Já em 2018, foi inaugurada a Escola de Saúde do Real Hospital Português para formação técnica e especializações.
No ano passado, o RHP tornou-se centro formador em cirurgia robótica, validado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), e também inaugurou o Centro de Pesquisa Clínica, que mantém parcerias com instituições, como o Instituto Autoimune e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Também em 2021, o RHP lançou a revista científica eletrônica Journal of Hospital Sciences, com acesso gratuito pelo site do hospital.
Comentários