PRESSÃO ALTA: veja 5 hábitos que você pode adotar hoje para controlar a hipertensão
Cardiologista dá dicas para ajudar a saúde do coração para quem tem pressão alta
O tratamento da hipertensão e o controle dos principais fatores de risco para o coração (regular o colesterol, evitar o estresse, praticar exercícios regulares e ter uma alimentação saudável) podem reduzir em até 80% as doenças cardiovasculares.
É o que diz a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com base em conclusões de estudos e diretrizes nacionais e internacionais. A análise faz parte de posicionamento sobre prevenção cardiovascular.
As doenças cardiovasculares matam, segundo o Cardiômetro da SBC, mais de 1.100 pessoas dia, cerca de 46 por hora, uma a cada 90 segundos. E a hipertensão é um dos principais fatores de risco.
O Ministério da Saúde estima que, até 2040, haverá um aumento de até 250% das doenças cardiovasculares.
Mas, apesar das estatísticas, é possível as pessoas com pressão alta e problemas cardíacos buscarem maneiras de melhorar a qualidade de vida.
"O ideal é que os pacientes cardíacos busquem maneiras para reforçar a qualidade de vida no seu entorno. Na maioria das vezes, é possível atingi-la a partir de práticas diárias e deixando maus hábitos de lado", afirma a cardiologista Sueli Vieira Santos, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Para ajudar o coração, a cardiologista Sueli Vieira Santos dá abaixo algumas dicas sobre hábitos que podemos começar a adotar hoje para controlar a pressão arterial.
QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE FUMAR?
A médica Sueli Vieira Santos afirma que o cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e, no caso dos cardíacos, é recomendado ficar distante deste tipo de vício.
“Além de afetar os pulmões e colaborar com o aparecimento do câncer, o cigarro também é um grande vilão para o coração e pode influenciar diretamente nas doenças cardiovasculares", relata.
A cardiologista acrescenta: "O tabaco endurece a camada interna dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue circule mais devagar e aumentando o trabalho do coração".
QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE BEBER?
O álcool, quando ingerido em pequenas quantidades, pode prevenir doenças cardiovasculares. Mas, se o paciente já apresenta alguma doença, essa proteção não ocorre.
"Isso não vale para essa condição (ter doença cardiovascular), pois pode levar ao aumento da pressão arterial, descontrolar ainda mais a hipertensão, colaborar para a descompensação clínica da insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral", alerta médica Sueli Vieira Santos.
ALIMENTAÇÃO PARA HIPERTENSOS: o que colocar no prato?
Ter uma boa alimentação é de extrema importância.
Recomenda-se evitar o excesso de sal, gorduras, doces e ultraprocessados.
"A alimentação é essencial. Existem estudos atuais que afirmam que, mesmo em pacientes com quimioterapia, só a reeducação alimentar já é o suficiente para reduzir o tumor. Imagine, então, para o coração, como essa ação pode ajudar", frisa Sueli.
"Uma alimentação sem gorduras, frituras e doces controla o colesterol, além de diminuir o peso e a inflamação que uma possível obesidade pode acarretar", complementa a cardiologista.
PRESSÃO ALTA FAZ EMAGRECER? MITO OU VERDADE?
Aliado a uma boa alimentação, está o cuidado com o peso, pois o seu excesso pode prejudicar o organismo de diferentes formas.
A cardiologista relata que o aumento de peso acarreta diabetes, taxa de ácido úrico elevada, descontrole dos níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides (dislipidemia).
Um detalhe importante é que, quando um paciente é diagnosticado com hipertensão (pressão alta), ele recebe como orientação médica adotar um estilo de vida saudável para manter a pressão sob controle. Com isso, nos casos em que o paciente com hipertensão tem excesso de peso, ele tende a emagrecer por causa dos hábitos saudáveis que passa a seguir.
Há estudos que mostram que, para pessoas hipertensas com excesso de peso, poucos quilos perdidos já passam a representar uma redução na pressão arterial.
ALIMENTOS QUE BAIXAM A PRESSÃO ARTERIAL
A alimentação pode ter um fator determinante, associada à prática de atividade física, na prevenção da hipertensão. Reduzir o sal e consumir alguns alimentos de forma equilibrada contribuem no controle da pressão alta.
A 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial constata que o chocolate amargo (70% de cacau), ácidos graxos (como o ômega 3, encontrados em peixes), fibras em aveia, cevada, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha, e ainda alho, café e chá verde, são alimentos auxiliares no controle da hipertensão.
QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE FAZER ATIVIDADE FÍSICA?
A prática de exercícios físicos também é uma grande aliada, sendo uma das mais recomendadas para evitar complicações de saúde.
"Exercitar-se é a melhor maneira de evitar doenças cardíacas. A tão corriqueira caminhada já é o suficiente. Utilizar 30 minutos do dia já é uma boa ação para o coração", enfatiza a médica.
Vale frisar que, antes de começar qualquer tipo de atividade física, como uma caminhada, é recomendado procurar orientação médica.