HIPERTENSÃO

PRESSÃO ALTA: qual é o melhor horário para tomar REMÉDIO contra hipertensão? Veja o que diz novo estudo

Pesquisa foi apresentada no maior congresso de cardiologia do mundo, promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 21/09/2022 às 16:31 | Atualizado em 26/09/2022 às 8:38
Notícia
X

Um estudo analisou se o fato de tomar medicamentos à noite para controlar a pressão alta ajudaria na redução do risco de eventos cardiovasculares.

O resultado da pesquisa foi apresentado no maior congresso de cardiologia do mundo, promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), em agosto, na Espanha.

Saiba o horário certo de tomar o remédio de pressão alta

"Informações anteriores apontavam que ingerir o remédio (para pressão alta) à noite traria mais benefícios, diminuindo o risco de problemas cardiovasculares", diz o médico cardiologista Renato Delascio Lopes, fundador e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI) e integrante do Comitê Técnico da MDHealth. 

CLIQUE AQUI PARA LER TAMBÉM -> ANSIEDADE: veja 7 danos do ESTRESSE à saúde

"O novo estudo, chamado TIME: The Treatment in Morning versus Evening Study, revelou que o horário em que o paciente consome a medicação não impacta no aumento ou diminuição da proteção. O importante é que a pessoa não deixe de tomar a medicação conforme a prescrição médica, mas pode fazê-lo no horário que for mais conveniente", acrescenta.  

>> Como saber se estou com a pressão alta? Veja 9 sinais e sintomas

Ou seja, a conclusão do estudo é que o horário em que se toma o remédio para a pressão alta não impacta na proteção contra ataque cardíaco (infarto), acidente vascular cerebral (derrame) e morte vascular.

Especialistas dão dicas para controlar a pressão alta. Confira:

pressão alta é uma das principais causas de morte no mundo e, no Brasil, acomete cerca de 30% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 60 anos, a hipertensão é uma doença que também pode ser apresentada a partir de 45 anos.

O cardiologista Renato Delascio Lopes frisa que a hipertensão não tem cura. A doença pode ser controlada com mudanças no estilo de vida, prática de atividade física e tratamento medicamentoso.

"Manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas e controlar o consumo do sal, álcool e tabaco são algumas formas de prevenir a doença", destaca o cardiologista.

SINTOMAS DE PRESSÃO ALTA

Para o estudo que avaliou se existe melhor hora para tomar a medicação contra pressão alta, participaram 21.104 pacientes. Entre eles, 10.503 tomaram o remédio à noite; outros 10.601 fizeram administração matinal.

A idade média dos participantes foi de 65 anos, e 58% eram homens.

A duração mediana do acompanhamento dos pacientes foi de 5,2 anos. Mas alguns estavam no estudo há mais de nove anos.

CLIQUE AQUI PARA LER TAMBÉM: Quem tem DIABETES pode ter INFARTO? Veja o que diz médica endocrinologista

PRESSÃO ALTA: VEJA OS REMÉDIOS PARA HIPERTENSÃO

A pressão alta pode ser controlada, especialmente se os pacientes seguirem corretamente o tratamento medicamentoso e hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física. 

Ainda assim, apenas 20% das pessoas com pressão alta no Brasil tomam corretamente o medicamento para tratar a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

>> Veja alimentos que fazem mal a quem tem hipertensão

Os remédios para pressão alta podem ser divididos em seis grupos, de acordo com o Departamento de Hipertensão Arterial da SBC. 

Os medicamentos para a pressão alta são chamados de anti-hipertensivos. Eles devem ser usados para baixar a pressão arterial e mantê-la controlada, com valores abaixo de 14 por 9 (140 x 90 mmHg). Vale frisar que qualquer medicação só deve ser usada mediante prescrição do médico. 

Há uma variedade de medicamentos que podem ser utilizados para tratar a pressão alta. Veja a lista:

  • Diuréticos
  • Inibidores adrenérgicos
  • Vasodilatadores diretos
  • Inibidores da enzima conversora da angiotensina
  • Antagonistas dos canais de cálcio
  • Antagonistas do receptor da angiotensina II

Qualquer grupo de medicamentos, com exceção dos vasodilatadores de ação direta, pode ser apropriado para o controle da pressão alta em monoterapia inicial (ou seja, apenas um tipo de remédio), especialmente para pacientes que têm hipertensão de leve a moderada e que não tiveram o resultado esperado para controle do problema apenas com medidas não medicamentosas (alimentação e atividade física). 

É importante reforçar que esses remédios devem ser indicados pelo cardiologista ou o médico responsável pelo paciente, sempre de acordo com a gravidade da doença.

Em alguns casos, mais de um medicamento pode ser utilizado para manter a pressão alta sob controle.

Assista à entrevista sobre PRESSÃO ALTA com o cardiologista Pedro Salerno:

O que a pressão alta pode causar? 

Os problemas causados pela pressão alta não ficam restritos ao coração.

Diversos órgãos são afetados, como coração (infarto e insuficiência cardíaca); cérebro (derrame e demência); rins (insuficiência renal); artérias (entupimento arterial); olhos (cegueira)

O que faz a pessoa ter pressão alta?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão arterial ocorre quando a pressão do sangue causada pela contração do coração e das paredes das artérias, para impulsionar o sangue para todo o corpo, ocorre de forma intensa, com a capacidade de provocar danos na estrutura do órgão.

Dados do Ministério da Saúde mostram que os problemas cardiovasculares são responsáveis por cerca de 300 mil mortes por ano no Brasil. Além disso, 50% dos brasileiros com pressão alta ainda não sabem que têm o problema.

Por trás da hipertensão, há diversas causas. Entre elas, a herança genética. A pressão alta também pode se manifestar por causa de hábitos e condições como obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física. 

Tags

Autor