Infarto

INFARTO: Qual o exame que detecta infarto? É possível infartar e permanecer vivo? Veja

Os casos de infarto agudo do miocárdio são responsáveis por cerca de 300 mil mortes de brasileiros ao ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 27/09/2022 às 13:53 | Atualizado em 28/09/2022 às 14:13
Notícia
X

O infarto agudo do miocárdio é uma condição de nível clínico grave e que pode tirar a vida de quem é acometido por ela em questão de minutos, caso não seja tratada com urgência.

Geralmente, o infarto, também chamado de ataque cardíaco, acontece quando há a obstrução das paredes de artérias que levam oxigênio para o coração, ocasionado a morte do tecido celular do coração.

VEJA TAMBÉM -> 12 sinais e sintomas do infarto

Só no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de infarto. No mundo, a condição é responsável por 1/3 das mortes, de acordo com a Federação Mundial de Cardiologistas (WHF).


É POSSÍVEL TER UM INFARTO E CONTINUAR VIVO?

A manifestação de um infarto muitas vezes pode ser confundida com condições que prenunciam o acontecimento de um quadro mais severo de entupimento das artérias do coração.

Por isso, os médicos explicam que não há como uma pessoa estar "infartada há dias" e continuar viva, isso porque o infarto representa a condição mais severa da lesão.

O que pode ocorrer muitas vezes é um quadro de angina instável, que é quando há danos menos severos ao coração, mas que também exigem cuidados médicos com certa urgência.

A angina pode apresentar sintomas semelhantes ao de um infarto, e é por isso que muitas pessoas que sofrem dessa condição acabam confundindo os dois casos.

QUE EXAME FAZER PARA SABER SE TIVE INFARTO?

Como foi dito anteriormente, o infarto é a condição mais severa trazida pelo entupimento de uma das artérias que levam oxigênio ao coração.

Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular. 

O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.

VEJA TAMBÉM -> OS SINAIS DE INFARTO EM MULHERES PODE IR ALÉM DOS SINTOMAS JÁ CONHECIDOS

O QUE É O EXAME DA TROPONINA?

A troponina T e I são proteínas liberadas na corrente sanguínea quando existe alguma lesão no músculo do coração ocasionada por algum dos fatores já mencionados.

A troponina é o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto do miocárdio. Sua concentração no sangue começa a elevar de 4 a 8 horas após a lesão no órgão.

Em pessoas saudáveis, o exame de troponina não identifica níveis fora do comum na corrente sanguínea, sendo 0,01 ng/ml para troponina T e 0,04 ng/ml para troponina I.

6 SINAIS DE ALERTA PARA INFARTO EM MULHERES


Tags

Autor