DIA DAS CRIANÇAS: Veja 5 brincadeiras para estimular a prática de atividades físicas
Neste Dia das Crianças, saiba como criar o hábito das atividades físicas desde a infância
O Dia das Crianças é uma data perfeita para relembrar o quão importante é a fase da infância no crescimento do indivíduo, principalmente quando se trata da criação de hábitos saudáveis.
As brincadeiras entre as crianças são essenciais para estimular a prática de atividades físicas, as quais ajudam na manutenção de uma boa qualidade de vida.
"Esse quadro de sedentarismo está instalado no Brasil, o que prejudica o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças", explicou a professora e personal kids, Marina Sabino.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 78% das crianças brasileiras não atingem a cota mínima diária de 1 hora de atividade física, de moderada a vigorosa.
"Quanto mais a criança for sedentária e inativa, mais chances terá de desenvolver outros tipos de doenças, como diabetes, hipertensão e até obesidade", revelou.
"Uma boa alternativa para pais, mães e professores é estimular que as crianças saiam das telas, que estão sendo usadas de forma excessiva, e voltem para as brincadeiras mais tradicionais", refletiu.
"Nós temos brincadeiras coletivas como esconde-esconde, pega-pega e queimada, além das individuais como pular corda, soltar pipa, rodar pião e brincar de ioiô", sugeriu a personal.
Sendo assim, neste Dia das Crianças, confira algumas outras dicas de brincadeiras que, além de divertir a criança, também a ajuda a se exercitar.
VEJA TAMBÉM: Dicas de alimentação saudável para crianças
5 BRINCADEIRAS IDEAIS PARA CRIANÇAS SE EXECITAREM:
1. PULAR CORDA:
O desenvolvimento da coordenação motora da criança é essencial e precisa ser estimulado, principalmente após os 7 anos de idade, quando a identificação de ritmo e tempo se torna mais forte.
Dessa forma, oferecer uma corda para a criança e ensiná-la a pular, faz o seu corpo aprender os movimentos básicos de equilíbrio, como o revezamento dos pés, agachamentos e giros.
"A atividade física para a criança precisa ser realizada de forma lúdica, e por isso aplicamos jogos e brincadeiras, onde podemos fazer com que a criança se exercite e desenvolva habilidades como força, equilíbrio, coordenação motora, de forma direcionada, mas prazerosa, fazendo com que ela desenvolva esse hábito saudável e se torne um adulto que tem a atividade física como parte da sua rotina", explicou a educadora Ana Karina.
2. ATLETISMO:
O atletismo, além de ser um hábito extremamente saudável para qualquer idade, é ainda mais atrativo na época da infância.
Os movimentos realizados pelas crianças para correr, saltar e arremessar também estimulam seu equilíbrio e coordenação motora.
Além disso, garantem a vantagem de desenvolver uma maior flexibilidade, força e resistência corporal.
3. FUTEBOL:
Jogar futebol é uma das brincadeiras mais comuns entre os brasileiros, pois não se precisa de muito, apenas de uma bola e espaço.
O ato de jogar bola ajuda as crianças a interagir, aprender regras, trabalhar em equipe e cuidar seu condicionamento físico. Isso inclui meninos e meninas, de diversas idades e classes sociais.
4. ARTES MARCIAIS:
Vantagens como a resistência corporal, coordenação motora e força, vistas no atletismo, também estão presentes na prática de artes marciais, indicadas para idades acima dos 4 anos.
As lutas também fazem parte da categoria de esportes, por isso os benefícios são bastante parecidos.
A arte marcial é capaz de garantir não só a saúde física da criança, mas também a mental, reforçando a importância do respeito às regras e da disciplina.
5. BICICLETA:
Por mais simples que pareça, estimular a criança a brincar na bicicleta ajuda bastante no desenvolvimento do seu senso de espaço, equilíbrio e independência.
Pedalar é um exercício perfeito para trabalhar a capacidade cardiovascular desde a infância, além de servir para criar ligações entre a família diante dos novos ensinamentos.
"Deixando o sedentarismo de lado e vindo para a vida ativa, as crianças poderão colher benefícios como a melhoria do rendimento escolar, do sono, da alimentação e diminuição dos riscos de ansiedade, estresse e depressão", afirmou a especialista Marina Sabino.
Dessa forma, utilize esse Dia das Crianças para brincar com uma criança, se divertir, e ainda garantir um espaço do seu dia para se exercitar!
Dia das crianças: dicas de como usar a criatividade para fazer uma festinha para os pequenos