VACINA

Covid-19: apenas 35% das crianças de 5 a 11 anos completaram o esquema vacinal em Pernambuco

Estado ampliou vacinação para pessoas a partir de 4 anos, mas alerta para a baixa cobertura em grupos já autorizados

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 19/07/2022 às 14:11 | Atualizado em 20/07/2022 às 11:09
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
O índice segue baixo na capital pernambucana, de 36,69% da faixa etária com a imunização completa - FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Nesta semana, Pernambuco começa a vacinar as crianças de 4 anos contra a covid-19. No entanto, somente 35% das que têm entre 5 e 11 anos já completaram o esquema vacinal no Estado e 59,07% tomaram a primeira dose, ainda que haja imunizantes suficientes para todas elas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O índice também segue baixo no Recife, com 40,46% da faixa etária com a imunização completa.

A imunização do grupo foi anunciada em 5 de janeiro de 2022 após resistência do Ministério da Saúde (MS), que chegou a criar consulta pública e considerar pedir receita médica para aplicar a vacina - a principal forma de combater a doença. A vacinação infantil já havia recebido aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) 20 dias antes.

O grupo começou a ser imunizado em 15 de janeiro em Pernambuco - inicialmente, para crianças com doenças neurológicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para síndrome de Down e autismo. O imunizante usado foi apenas o da Pfizer até 21 de janeiro, quando o MS permitiu o uso da CoronaVac/Butantan para pessoas a partir de 6 anos.

No mesmo mês, a capital pernambucana já havia aberto o agendamento para todas as crianças acima dos 5 anos. Mesmo assim, até essa segunda-feira (18), só 68,25% delas tinham recebido a primeira dose na cidade, o que representa 108 mil das mais de 159 mil aptas.

Os índices se mantêm baixos em outras cidades do Grande Recife. Em Olinda, por exemplo, 34,43% dessas crianças receberam as duas doses, e 58,71% receberam a primeira. Em Jaboatão dos Guararapes, a preocupação aumenta: 25,79% dos pequenos de 5 a 11 anos estão com a proteção completa, enquanto só 51,43% receberam a primeira dose.

Segundo a SES-PE, "todos os municípios estão abastecidos com imunizantes para esta faixa etária". Quando questionada sobre ações de conscientização, a pasta respondeu que "cada cidade e secretaria municipal de saúde têm autonomia para realizarem suas ações estratégicas para atingir a cobertura necessária neste grupo."

A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, chamou atenção para a baixa cobertura vacinal das crianças. "A meta mínima do público formado por crianças entre 5 a 11 anos é de 90%. Estamos avançando e oferecendo a proteção para mais crianças, porém não podemos esquecer dos públicos anteriormente autorizados", afirmou.

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que haja 1,1 milhão de crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco.

"A SES-PE estimula que os gestores municipais realizem busca ativa dos munícipes a serem vacinados ou que já tenham iniciado seus esquemas, a fim de que completem o esquema. Entre as ações estão visitas porta a porta, mobilização junto aos pais e responsáveis, em locais de grande circulação de público (em feiras livres, praças, terminais de ônibus), escolas, etc, como forma de oportunizar o acesso da população", pontuou.

Quais ações de conscientização estão sendo feitas nas cidades?

O Recife afirmou que desde janeiro deste ano criou estratégias para acelerar a imunização deste grupo, como o Parquinho da Vacina e a vacinação itinerante infantil, que leva a vacina para as comunidades e outros locais da capital, como shoppings, parques e mercados públicos, sem necessidade de agendamento.

Jaboatão disse que todos os sábados a Van da Vacina participa de eventos realizados pelo município, como os mutirões, que oferecem vários serviços.

"Nos três dias do Festival de Quadrilha, por exemplo, foram aplicadas 168 doses de vacina Contra Covid e 114 contra Influenza. Agentes de Saúde da Família também realizam uma busca ativa das pessoas cadastradas que ainda não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. Contudo, a prefeitura está definindo, amanhã, uma ampliação de horário para atender especificamente a crianças de 4 a 11 anos, já a partir desta semana."

Olinda informou que faz busca ativa para vacinação; divulgação nos veículos de comunicação; campanhas nas redes sociais e demais canais oficiais na internet; mutirões de conscientização nas comunidades; panfletagem, afixação de cartazes em pontos estratégicos, entre outros.

"O trabalho também se estende nos bairros, com ações nas escolas e visitando residências do entorno, além de presença em grandes eventos. O município também segue com um esquema vacinal descentralizado, incluindo plantões noturnos e de fim de semana, com pontos volantes e em locais estratégicos, com o objetivo de atender o maior número de cidadãos."

Começa vacinação para crianças de 4 anos

O Governo de Pernambuco liberou, nessa segunda-feira (18), a vacinação para crianças com 4 anos de idade com a CoronaVac/Butantan, após liberação do Ministério da Saúde (MS). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado o uso do imunizante em 13 de julho. 

Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Igarassu iniciaram a vacinação desse público infantil já nesta terça-feira (19). Recife e Camaragibe iniciam nesta quarta-feira (20).

A autorização da Anvisa contemplou também crianças de 3 anos, mas  a SES-PE afirmou que começaria somente com as de 4 anos diante da preocupação com o "quantitativo de estoque e a incerteza quanto à expectativa de envio" de novas doses.

No Estado, o público estimado é de 154.355 pessoas com 4 anos de idade e 149.786 crianças com 3 anos. Os gestores municipais informaram ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) possuírem em seus estoques um total de 323.452 doses do imunobiológico da Coronavac/Butantan. As doses devem ser utilizadas para proteção em primeira e segunda aplicação, com intervalo de 28 dias entre elas.

"O PNI está em contato com as cidades, com as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems) para realizar o esforço operacional necessário para que os municípios com menos doses possam ofertar o imunizante para sua população”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Comentários

Últimas notícias