CANDIDATAS ao Governo de Pernambuco vão pagar o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM? Saiba posicionamento de Raquel Lyra e Marília Arraes sobre o piso da enfermagem
Veja qual o posicionamento das candidatas ao Governo do Estado de Pernambuco em relação ao pagamento do piso salarial da enfermagem
Há quatro dias do segundo turno das eleições 2022, uma das prioridades que as candidatas do Solidariedade e PSDB ao Governo de Pernambuco terão é a garantia do pagamento do piso salarial da enfermagem.
Durante a pré-campanha, Raquel Lyra e Marília Arraes estiveram cumprindo agendas políticas para angariar votos dos profissionais da saúde, realizando visitas aos hospitais e organizações representantes da categoria.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Veja o posicionamento de Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) sobre o pagamento do piso salarial da enfermagem.
Marília Arraes vai pagar o piso salarial da enfermagem?
A candidata do Solidariedade, Marília Arraes, já possui histórico com relação à luta do piso salarial da enfermagem e da valorização dos profissionais da saúde.
Em maio deste ano, enquanto deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília foi uma das parlamentares que votou a favor da criação da lei do piso salarial da enfermagem.
Semanas após a criação da lei do piso, a candidata também assinou uma carta-compromisso com o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren) com as principais demandas da categoria do estado, entre elas, a garantia do piso salarial da enfermagem.
Raquel Lyra vai pagar o piso salarial da enfermagem?
Nesta última quarta-feira (25) a candidata da PSDB esteve reunida com o deputado federal reeleito Túlio Gadelha (Rede), que declarou apoio à candidatura de Raquel Lyra ao Governo de Pernambuco.
Em uma publicação feita nas redes sociais, Túlio afirmou que Raquel Lyra havia assumido compromisso com o pagamento do piso salarial da enfermagem.
No mês de setembro cumprindo agenda política, Raquel Lyra fez uma visita ao Hospital da Restauração, localizado na capital pernambucana.
Durante a passagem pela maior emergência do estado, a candidata ouviu as demandas dos profissionais da saúde e prometeu a valorização da categoria.
Em maio deste ano, Raquel também visitou ao Coren, onde foi recebida pelo presidente da autarquia, Gilmar Júnior, e assinou uma carta-compromisso com as demandas gerais dos profissionais da enfermagem.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A lei 14.434, que garante o pagamento do piso salarial da enfermagem, está suspensa desde o dia 4 de setembro por ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso.
A suspensão do piso salarial da enfermagem foi acatada a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).
Para a entidade, o piso desrespeita a auto-organização financeira e administrativa de estados e municípios, podendo gerar impactos nos serviços de saúde prestados por entidades públicas e privadas.
SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
O piso salarial da enfermagem está suspenso provisoriamente por 60 dias e, neste momento, aguarda que os parlamentares apresentem projetos que viabilizem garantir o pagamento dos valores aos profissionais da saúde.