ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

AVC SINTOMAS INICIAIS: veja como reconhecer PRIMEIROS SINAIS DE AVC para aumentar chance de reverter sintomas

Médico destaca que sinais do AVC devem ser rapidamente reconhecidos para que não se perca tempo e que não haja demora na procura de assistência médica

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 03/11/2022 às 12:00 | Atualizado em 09/11/2022 às 13:47
Artigo
X

Por Leonardo de Deus Silva, médico neurologista*

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das mais temerárias condições médicas que podem afetar um ser humano.

Essa condição é a principal causa de incapacidade física e a segunda principal causa de morte na nossa sociedade.

Além disso, o impacto negativo do AVC não se limita apenas ao paciente, mas sim a todos que o cercam, principalmente à família. 

Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que o AVC atinge aproximadamente 15 milhões de pessoas no mundo por ano. É, portanto, de extrema importância para a saúde pública falar sobre o assunto.

AVC OU DERRAME?

Popularmente conhecida no Brasil como AVC ou derrame, essa condição diz respeito a uma disfunção do sistema nervoso central causada por uma alteração vascular aguda, que pode ser de origem isquêmica, quando há uma obstrução de um vaso sanguíneo cerebral por um trombo ou êmbolo, ou pode ser de origem hemorrágica, quando há ruptura de um vaso sanguíneo cerebral.

AVC ISQUÊMICO 

Mais comuns, os AVCs isquêmicos são responsáveis por aproximadamente 75% dos casos.

Os sintomas mais frequentes são a perda da força, que se traduz como fraqueza e/ou até mesmo paralisia de membros e/ou de um lado do corpo, alterações da fala, da movimentação dos olhos, comprometimento do nível de consciência, inclusive levando a perda de consciência e coma.

Esses sinais devem ser rapidamente reconhecidos para que não se perca tempo e que não haja demora na procura de assistência médica.

Como fazem parte das doenças que envolvem o sistema cardiocirculatório, o AVC é mais frequente nos indivíduos que possuem alguma condição predisponente para a instalação de eventos vasculares que podem ser doenças congênitas, adquiridas ou até mesmo consequência de hábitos, como o tabagismo.

COMO EVITAR AVC

Os fatores de risco do AVC são divididos em modificáveis e não modificáveis.

Os fatores não modificáveis são aqueles que são inatos ao indivíduo, como idade, sexo, raça, localização geográfica e hereditariedade.

AVC IDADE

Dentro desse grupo, podemos salientar que o risco de AVC praticamente dobra a partir dos 55 anos e que negros têm duas vezes mais chances de AVC em comparação aos brancos.

Em relação ao gênero, o AVC pode acometer tanto homens quanto mulheres, sendo mais frequentes nos homens dos 50 aos 80 anos e nas mulheres acima dos 80 anos, em função da maior expectativa de vida.

Os fatores modificáveis são aqueles que podem ter seu curso modificado por meio de intervenções de prevenção e tratamento, assim como de mudança de hábitos de vida.

Nesse grupo, incluem-se a hipertensão arterial, a diabetes, a obesidade e os transtornos metabólicos associados, assim como hábitos nefastos, como o tabagismo e o sedentarismo.

QUAL PRESSÃO PODE CAUSAR AVC?

Estudos de prevalência mundial demonstram que aproximadamente 30% da população mundial são afetados pela hipertensão arterial, que é um dos fatores de risco mais comumente encontrados em pacientes com AVC.

SINTOMAS AVC PRESSÃO ALTA

O risco, nesse grupo, aumenta linear e progressivamente quando os níveis pressóricos (de pressão arterial) se elevam a partir de 120/80, com a mortalidade associada dobrando a cada 20 mmHg de pressão sistólica e/ou a cada 10 mmHg de pressão diastólica adicionais.

O tratamento da hipertensão deve ser rigoroso, até mesmo porque há outras consequências tão negativas quanto o AVC para esse grupo de pacientes.

POR QUE DIABETES PODE CAUSAR AVC?

A diabetes, que é a elevação persistente dos níveis de glicose (açúcares) no sangue, afeta aproximadamente 10% da população do mundo ocidental e vem aumentando nos últimos anos em decorrência de fatores associados, como obesidade e sedentarismo.

A prevalência de diabetes pode chegar de 20% a 25% após os 60 anos de idade, e essa condição contribui com aproximadamente 25% dos casos de acidentes vasculares cerebrais, sendo a maioria do tipo isquêmico.

AVC E TABAGISMO

Um dos pontos positivos que podemos notar, ao longo do tempo, foi a redução do tabagismo, principalmente no Brasil, onde políticas públicas foram muito eficazes em alertar para os perigos do cigarro, que incluem câncer, infarto e doenças pulmonares.

A associação do tabagismo a qualquer outro fator de risco praticamente dobra a chance de se ter um AVC.

Por outro lado, outros problemas aumentaram, como o sedentarismo e a obesidade, muito em função do estilo de vida e das demandas da vida moderna, que trouxeram, em paralelo, a ansiedade e a depressão.

Essas são condições que devem ser evitadas por meio de hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação rica em produtos naturais, com ênfase na ingestão de vegetais, legumes e carnes brancas.

MATHEUS CAMPOS/DIVULGAÇÃO
Leonardo de Deus Silva é coordenador do departamento de neurologia e neurocirurgia do Vera Cruz Hospital - MATHEUS CAMPOS/DIVULGAÇÃO

O etilismo excessivo (consumo de bebida alcoólica sem moderação) também deve ser agressivamente repreendido.

O que também deve ser reforçado é a necessidade de movimentação e a prática de atividades físicas.

Quando medidas de prevenção e controle falham, é importante que os sintomas sejam rapidamente reconhecidos, e essa pessoa possa ser levada de imediato a um hospital onde possa receber tratamento médico especializado.

Hoje em dia, o AVC tem tratamento, sendo possível inclusive a reversão total dos sintomas e o retorno do paciente às suas funções prévias.

Entretanto, para que esse benefício seja alcançado pela maior parte das pessoas, é fundamental que tanto os prestadores de serviços médicos quanto a sociedade em geral sejam alertados e treinados para um reconhecimento precoce e agilidade na forma como lidam com essa situação.

*Leonardo de Deus Silva (CRM 95975/SP) (RQE 22151) é coordenador do departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Vera Cruz Hospital

 

Tags

Autor