HIPERTENSÃO

O que fazer para diminuir a PRESSÃO ALTA? Veja 6 dicas de cardiologista

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma das doenças que mais matam na atualidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 08/09/2022 às 11:36 | Atualizado em 23/09/2022 às 20:24
X

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma das doenças que mais matam na atualidade. O alerta é do cardiologista Marco Mota, consultor da Omron Healthcare Brasil.

Por se tratar de uma condição muitas vezes assintomática, a pressão alta costuma evoluir com alterações estruturais e funcionais em órgãos como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos.

Estima-se que 33% da população brasileira adulta vivam com hipertensão. A prevalência aumenta com o avançar da idade: para quem tem mais de 60 anos, esse percentual gira em torno de 65%.

E mais: de 30% a 50% dos brasileiros desconhecem ter pressão alta e, dos que sabem, apenas 20% estão com o quadro controlado.

FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
A pressão alta é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica, insuficiência cardíaca e morte prematura - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

"A pressão alta é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica, insuficiência cardíaca e morte prematura."

Como prevenir a pressão alta? 

O cardiologista Marco Mota ressalta que, embora seja perigosa e traiçoeira, a hipertensão arterial é uma doença evitável. "Para mantê-la sob controle, é preciso cuidar do entorno do indivíduo, levando-o a tomar algumas precauções ligadas à qualidade de vida", explica.

Confira entrevista sobre pressão alta com o cardiologista Pedro Salerno: 

O médico cardiologista Marco Mota preparou uma lista com seis orientações para controlar e monitorar a evolução do quadro de hipertensão.

Confira:

Quais sintomas de pressão alta?

Qual é a melhor dieta para um hipertenso?

Consumir muito sal faz mal para o organismo, uma vez que o tempero é rico em sódio. Seu excesso pode causar sérios problemas de saúde, como o aumento da pressão arterial.

O grande problema é que o sódio está presente em produtos industrializados (mesmo os de sabor doce) e integra a formulação de conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico). 

Portanto, é fundamental reduzir o sal e evitar alimentos industrializados. "Leia sempre o rótulo dos alimentos para ter certeza do que está consumindo", alerta o médico. 

No Brasil, recomenda-se a ingestão de 2 gramas de sódio por dia. Mas, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), o brasileiro consome em média 4,5 gramas de sódio diariamente.

Já o potássio é um nutriente importante para a função celular no corpo. Mas, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente a maioria das pessoas o consome pouco por dia.

Alimentos como abacate, banana, batata-doce e folhas de coloração verde-escura podem ser grandes aliados para fornecerem este nutriente

Porque a obesidade aumenta a pressão arterial?

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para a elevação da pressão arterial.

Um estudo publicado pela instituição norte-americana National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK) mostra que a prevalência da hipertensão arterial cresce de acordo com o aumento do índice de massa corpórea (IMC), que é utilizado para avaliar se o peso de um indivíduo está dentro de limites saudáveis.

Então, fique atento aos sinais de sobrepeso

Quem está com a pressão alta pode fazer exercício?

Fazer exercícios físicos diminui o percentual de gordura corpórea, auxilia nos níveis de colesterol e glicemia, fortalece a estrutura óssea e muscular e melhora a condição cardiovascular do indivíduo.

"A prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão à base de remédio ou até mesmo reduzi-lo. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, como caminhadas de sete dias na semanas por 60 minutos de duração", recomenda Mota. 

E atenção: é muito importante procurar orientação de um médico e de um profissional de educação física antes de começar a praticar qualquer exercício físico. 

Quem é hipertenso pode consumir álcool?

O álcool prejudica o controle da pressão arterial. De acordo com o cardiologista, o maior problema são as quantidades ingeridas.

"O consumo excessivo de bebida alcoólica eleva a pressão sanguínea e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas", diz Mota. 

As pessoas que consomem bebidas alcoólicas devem fazer a ingestão de maneira moderada. Segundo o cardiologista, isso corresponde ao limite de uma dose diária para mulheres e duas para homens, considerando-se como dose uma garrafa pequena (long neck) ou lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de 50 ml de bebida destilada, sendo desaconselhado o consumo rotineiro. 

Tem como medir a pressão arterial em casa?

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, é possível aferir a pressão em casa, a partir de dispositivo confiável e com alta taxa de precisão. "Recomendo sempre que toda família tenha um medidor de pressão em casa para conferir a pressão sempre que haja necessidade. Essa é uma medida que pode ajudar muito no controle da hipertensão", diz o médico.

Qual é o melhor horário para tomar remédio contra pressão alta?

Por que o cigarro aumenta a pressão?

"A hipertensão ocorre quando a força com que o sangue é bombeado pelo coração bate na parede do vaso sanguíneo. O tabagismo endurece essa parede. E sendo assim, se a parede é ‘dura’, a pressão arterial aumenta", afirma o cardiologista. 

Embora não seja determinante, quando somado a um quadro de hipertensão, o cigarro duplica a intensidade da pressão alta.

Veja também: Saiba como foi feito o primeiro transplante cardíaco pelo SUS no Procape

Tags

Autor