Em meio ao novo aumento de casos de infecções pelo coronavírus, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), conhecido como Maternidade da Encruzilhada, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, vivencia um surto de covid-19.
No domingo (6), sete recém-nascidos positivaram para o coronavírus na unidade neonatal, além de uma mãe que havia acabado de dar à luz. Preocupante é que, devido à superlotação, o Cisam está sem isolamento adequado para esses pacientes.
Outro detalhe é que, pelo vírus já ter se disseminado na maternidade, a unidade não está recebendo novos pacientes.
"Vivemos um caos no fim de semana e, de ontem para hoje, a situação tem melhorado, pois estamos conseguindo organizar melhor os bebês e as mães. Além disso, nenhum deles teve complicações no quadro de saúde e permanecem estáveis", diz a enfermeira Benita Spinelli, diretora-executiva do Cisam.
Na tarde desta terça-feira (8), um dos sete bebês, que tinham positivado no domingo (6), foi negativado.
A enfermaria canguru está servindo de isolamento para os casos. "No entanto, a direção do Cisam reconhece que não dispõe de um isolamento ideal por causa da superlotação e da falta de estrutura da unidade", diz, em nota, a assessoria de comunicação do Cisam.
As medidas preventivas para tentar controlar a situação estão sendo tomadas, como a restrição da entrada de acompanhantes, o uso obrigatório de máscara para todos e a realização de testes rápidos para a detecção do vírus.
Atualmente só quem tem acesso à unidade são as mães de bebês internados, depois de serem testadas. "Não receber novos pacientes, neste momento, é uma medida de prevenção, pois o vírus está circulando pelo Cisam. Faremos o monitoramento diário (do surto) e, quando a situação estiver mais confortável, voltaremos a receber novos pacientes", informa Benita.
A diretora-executiva do Cisam acrescenta que está em contato com a Secretária de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para reorganizar o fluxo das pacientes gestantes, garantir a segurança e o bem-estar.
Em nota, a SES-PE, por meio da Central Estadual de Regulação, ressalta que a prioridade das unidades de saúde é garantir o atendimento e isolamento dos pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19, respeitando as medidas sanitárias de controle ao vírus destinadas ao enfrentamento da pandemia e o perfil da unidade, de acordo com o plano de contingência formulado por cada uma.
"Importante ressaltar que cada unidade de saúde possui autonomia e é responsável pelas medidas de combate à covid-19, mantendo atualizado o plano de contingência para o manejo de pacientes com covid-19, incluindo previsão de isolamento", diz.
Sobre o surto de covid-19 no Cisam, a SES-PE se limitou a dizer que "já está em contato com a diretoria do hospital para encontrar medidas que favoreçam a segurança", sem dar detalhes sobre a regulação enquanto a maternidade permanecer sem receber novos pacientes.
Comentários