O que aconteceu com CHRISTIAN ERIKSEN? Jogador da DINAMARCA quase morreu durante jogo da Eurocopa e hoje joga na COPA DO MUNDO
Saiba a história de Christian Eriksen, jogador que chegou a "morrer" por alguns minutos durante partida da Eurocopa e como ele está atualmente
Os olhos do mundo estão voltados para a Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar.
Viradas históricas, gols memoráveis e narrativas épicas são alguns aspectos que são sempre esperados de acontecer no evento.
Contudo, nesta Copa do Mundo, existe uma história de superação específica de um jogador da seleção dinamarquesa que se destaca entre as outras: a de Christian Eriksen.
ATAQUE CARDÍACO: ERIKSEN E SUA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO
Em 2021, durante partida da Eurocopa entre Dinamarca e Finlândia, o meio-campista Eriksen sofreu um ataque cardíaco.
Quando Eriksen desmaiou, os jogadores foram rapidamente socorrer o atleta e logo o desespero começou a tomar conta, devido à gravidade da situação.
Felizmente, Eriksen não apenas sobreviveu ao ataque cardíaco como também voltou a atuar em alto nível, na Premier League, no Manchester United.
Contudo, o retorno só foi possível devido à instalação no corpo de Eriksen de um cardioversor desfibrilador implantável, que serve para monitorar batidas cardíacas anormais e perigosas.
ATAQUE CARDÍACO: O QUE É?
O ataque cardíaco acontece quando há a morte de várias células na região do músculo cardíaco. Devido a isso, ocorre a aterosclerose, ou seja, o entupimento das artérias.
Com isso, todo o fluxo de oxigênio no local tem problemas para fluir, gerando, dessa forma, o cenário para o problema acontecer.
O ataque cardíaco se inicia quando surge um coágulo, tornando assim mais difícil o fluxo sanguíneo acontecer.
Dependendo da artéria, com essa barreira, o ataque cardíaco acontece em mais de uma região.
ATAQUE CARDÍACO: SINTOMAS
Confira abaixo a lista dos sintomas mais comuns da pessoa que pode estar tendo um ataque cardíaco:
- Dor no peito;
- Suor frio;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Sensação de desmaio;
- Náuseas;
- Vômito.
ATAQUE CARDÍACO: COMO EVITAR?
Existem alguns fatores que podem diminuir a chance de ataque cardíaco, como praticar exercícios físicos regularmente, alimentação balanceada e abolir o hábito de fumar.
Além disso, prevenir doenças como a aterosclerose, diabetes e obesidade são essenciais para que o ataque cardíaco não ocorra.
CONHEÇA SEIS SINAIS DE ATAQUE CARDÍACO EM MULHERES NO VÍDEO ABAIXO:
REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/ataque-cardiaco-infarto/. Acessado em 23/11/2022.
Pfizer - https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/como-reconhecer-um-infarto-cardiaco. Acessado em 23/11/2022