GORDURA NO FÍGADO: veja 4 ALIMENTOS que auxiliam na SAÚDE DO FÍGADO
O acúmulo de gordura no fígado pode provocar uma série de complicações de saúde. Veja que alimentos ajudam na saúde do órgão
A gordura no fígado, também conhecida como "esteatose hepática", é uma condição médica em que o órgão começa a acumular células de gordura em excesso, provocando inflamações no órgão.
O excesso de gordura no fígado, em estados mais avançados, é capaz de provocar uma série de complicações de saúde, como a hepatite e até o câncer de fígado.
O QUE CAUSA O ACÚMULO DE GORDURA NO FÍGADO
O excesso de gordura no fígado pode estar relacionado a vários fatores, entre eles o consumo de bebidas alcoólicas, ainda que aconteça de forma esporádica.
Também são causadores do acúmulo de gordura no fígado: a obesidade, gravidez, hipertensão, sedentarismo, colesterol alto e uso de medicamentos.
Além disso, o consumo de alimentos gordurosos e que não possuem um estilo de vida saudável, também estão suscetíveis a terem células de gordura alocadas no fígado.
LEIA MAIS -> SINTOMAS DE FÍGADO GORDO: veja 12 sinais de gordura no fígado
ALIMENTOS QUE DMINUEM A GORDURA NO FÍGADO
A alimentação saudável em conjunto com um estilo de vida sadio são algumas das principais estratégias para quem deseja diminuir a gordura no fígado.
Veja 4 alimentos que auxiliam na saúde do fígado
Folhas verdes escuras: alimentos como o espinafre, acelga, rúcula, brócolis e agrião, que possuem uma variedade de vitaminas e minerais que ajudam o órgão a realizar as funções dele.
De acordo com um estudo, o nitrato inorgânico - composto presente em vegetais verdes - aumenta o metabolismo celular, protegendo, também, de doenças como diabetes tipo 2.
Abacate: O abacate é um alimento rico em gorduras saudáveis e carregado de nutrientes que ajudam a cuidar do fígado.
A fruta possui um antioxidante (glutationa) que auxilia no processo de desintoxicação e limpeza do organismo.
Salmão e peixes de águas profundas: rico em ômega 3, uma gordura boa que auxilia na proteção do fígado.
Suco de beterraba: rico em antioxidantes (carotenoides e flavonoides), que ajudam a reduzir a inflamação do fígado e a produção de enzimas hepáticas.