Síndrome Edemigênica

SHOW ROBERTO CARLOS GLOBO: o que aconteceu com ERASMO CARLOS? Entenda problema de saúde que causou a morte do artista

Erasmo Carlos morreu devido a complicações de uma síndrome edemigênica, há cerca de um mês

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 23/12/2022 às 12:46 | Atualizado em 23/12/2022 às 13:40
X

Há cerca de um mês, os brasileiros se despediam de Erasmo Carlos, lenda da música nacional que morreu no dia 22 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

O cantor teve diversas complicações devido a uma síndrome edemigênica, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido nos tecidos do corpo, provocando edemas.

Devido às complicações de saúde, Erasmo Carlos não resistiu e faleceu, deixando um imenso legado dentro da música nacional.

HOMENAGEM A ERASMO CARLOS NO SHOW DE ROBERTO CARLOS NA GLOBO

Um dos momentos mais esperados do fim do ano é o especial de Roberto Carlos, exibido na TV Globo.

Contudo, em 2022, o evento promete ainda ser mais emocionante devido à morte de Erasmo Carlos, já que ambos eram grandes amigos.

Um dos momentos que mais causou comoção durante as gravações do especial de fim de ano foi quando Roberto Carlos dedicou ao seu parceiro de longa data a canção "Amigo", em uma homenagem ao "Tremendão".

CAUSA DA MORTE ERASMO CARLOS: ENTENDA O QUE É A SÍNDROME EDEMIGÊNICA

A síndrome edemigênica ocorre no organismo, conforme já citado, pela elevação no nível de líquido extravascular, ou seja, aquele líquido que está presente do lado externo dos vasos sanguíneos.

Quando ocorre a síndrome edemigênica, o líquido fica preso e faz com que edemas se desenvolvam. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores.

Confira abaixo as possíveis causas da síndrome edemigênica:

PROBLEMAS NOS ÓRGÃOS COM FUNÇÕES RENAIS

A síndrome edemigênica pode ocorrer devido a insuficiência renal, ou seja, quando os rins não conseguem mais cumprir a sua função de limpar o sangue.

Além disso, outra possibilidade para o surgimento do problema é a insuficiência nefrótica - quando existe a diminuição de proteínas presentes na urina.

MAL FUNCIONAMENTO DO FÍGADO

Outra possível causa bastante comum para a síndrome edemigênica é a cirrose hepática, assim como o câncer do fígado, já que costumam, de uma maneira geral, impactar o órgão.

PROBLEMAS LIGADOS AO CORAÇÃO

Mais uma possível origem recorrente da síndrome edemigênica é a insuficiência cardíaca, o que faz com que o coração pare de bombear sangue e ele se acumule nos membros inferiores, levando ao inchaço.

CONHEÇA OS TRATAMENTOS PARA SÍNDROME EDEMIGÊNICA

Atualmente, existem alguns tratamentos disponíveis para amenizar os efeitos da condição conhecida como síndrome edemigênica, cujas complicações culminaram na morte de Erasmo Carlos.

Dentre os tratamentos mais comuns estão medicamentos com efeitos diuréticos para barrar o excesso de líquido; combate direto à causa da doença que causa a síndrome e a redução do sal na alimentação.

ENTENDA OS MOTIVOS DA MORTE DE ERASMO CARLOS, O TREMENDÃO, NO VÍDEO ABAIXO:

REFERÊNCIAS

Biblioteca Virtual em Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/doencas-endemicas/. Acessado em 23/12/2022

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Centro de Informação de Medicamentos - https://www.ufpb.br/cim/contents/menu/publicacoes/cimforma/doencas-endemicas. Acessado em 23/12/2022

Tags

Autor