Piso Salarial Enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: novo estudo revela custo para viabilizar o piso no Brasil

O estudo foi feito pela Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda e revela o custo para viabilizar o piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 29/12/2022 às 7:35 | Atualizado em 29/12/2022 às 10:37
X

piso salarial enfermagem está próximo de entrar em vigor para a categoria após os trâmites que já aconteceram, após mais de três meses de espera.

A medida foi suspensa por decisão emitida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesse contexto, um novo estudo foi elaborado pela Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda, que classificou a legislação do piso nacional da enfermagem como uma "Bomba Fiscal".

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: NOVO ESTUDO REVELA O CUSTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIDA NO BRASIL

A Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda elaborou um novo estudo sobre o custo total da implementação do piso salarial enfermagem.

De acordo com as informações divulgadas, o montante para viabilizar a medida ficaria em torno de R$ 13 bilhões a R$ 26 bilhões.

Ainda sobre isso, o piso salarial enfermagem é classificado como uma "bomba fiscal", já que estados como o Acre e Bahia não teriam condições de bancar a medida.

A principal reclamação dos estados seria a falta de indicações concretas de fontes de recursos para viabilizar a medida.

O PISO SALARIAL ENFERMAGEM JÁ ESTÁ VALENDO? SAIBA COMO ESTÁ O ATUAL CENÁRIO DA MEDIDA NO PAÍS

Na esfera legislativa do poder, avanços foram feitos no que diz respeito à situação do novo piso nacional da enfermagem, como a tramitação e aprovação da PEC 27/2022 e a PEC 44/2022.

Sendo assim, existe um vislumbre de que o piso salarial enfermagem será aplicado em breve para a categoria no Brasil.

Inclusive, sobre o tema, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Betânia Santos, foi enfática ao lembrar da luta constante da entidade para que o piso salarial enfermagem seja aplicado:

Desde a suspensão da lei, temos trabalhado com a dedicação necessária para que este impasse seja solucionado o quanto antes. Articulamos apoio com deputados e senadores, bem como atuamos junto ao STF fornecendo informações que comprovam a validade do nosso piso”, comentou.

VOCÊ CONHECE AS PROPOSTAS JÁ EXISTENTES PARA FINANCIAR O PISO SALARIAL ENFERMAGEM? CONHEÇA ALGUMAS NO VÍDEO ABAIXO:

Tags

Autor