COMANDO DA SAÚDE

ZILDA CAVALCANTI: "Vamos cuidar dos mais vulneráveis", diz futura SECRETÁRIA DE SAÚDE de PERNAMBUCO

Médica geriatra, Zilda chega no momento em que a população precisa de cuidados para superar as feridas vividas na Saúde e que foram escancaradas com a covid-19

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 30/12/2022 às 19:27 | Atualizado em 30/12/2022 às 19:32
DIVULGAÇÃO
Médica geriatria e paliativista, Zilda Cavalcanti é a futura secretária de Saúde de Pernambuco - FOTO: DIVULGAÇÃO

Trigésima primeira (31ª) profissional no comando da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Zilda Cavalcanti, 55 anos, é a terceira mulher à frente da pasta, desde a fundação do órgão, em 1949.  

Médica geriatra, Zilda chega no momento em que a população precisa de cuidados para superar as feridas vividas na Saúde e que foram escancaradas com a covid-19, a maior crise sanitária em escala global deste século. 

"Eu penso da forma que está no programa de Raquel Lyra (futura governadora de Pernambuco): temos que sonhar alto, com a bússola na mão. Precisamos agir com ações diárias e pés no chão", disse Zilda, em conversa com a titular desta coluna Saúde e Bem-Estar, do JC

"Assim como fala Raquel, vamos cuidar da saúde dos mais vulneráveis", acrescentou Zilda, que é médica paliativista - profissional que atua para melhorar o conforto físico do paciente, com amenização da dor, diminuição do mal-estar causado pela doença ou pelo seu tratamento. 

Em saúde pública, sabe-se que os grupos com piores condições socioeconômicas têm uma maior carga de doença, maior carga de incapacidades físicas e mentais em idade mais precoce, sofrem maior número de acidentes domiciliares ou urbanos e têm menor acesso aos cuidados de saúde em todos os níveis. É esse grupo a que Zilda se refere quando fala em cuidados para os mais vulneráveis

A expectativa é que Zilda Cavalcanti aproveite a trajetória que já percorreu na Saúde para lidar com desafios como redução da extensa fila de espera para realização de consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública. A vice-governadora eleita de Pernambuco, Priscila Krause, anunciou que são quase 80 mil pacientes à espera desses tipos de procedimentos.  

SAIBA QUEM É ZILDA CAVALCANTI, FUTURA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO

A futura secretária já foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, na Bahia, e coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE). No Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), ela atua como conselheira e secretária-geral.

Além disso, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Zilda é médica assistente e preceptora. No Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), ela é tutora do curso de medicina.

"É de extrema importância, para os gestores de saúde pública, ter uma secretária Estadual de Saúde comprometida com o SUS (Sistema Único de Saúde) como Zilda. É um orgulho saber que o trabalho desenvolvido por uma das nossas profissionais recebe este reconhecimento", comentou a superintendente-geral Imip, Tereza Campos.

"Acredito que as práticas adotadas pela nossa instituição, em prol de uma assistência cada vez mais humanizada e qualificada para a população, servirão também como suporte para o trabalho que Zilda Cavalcanti realizará à frente da SES", complementou Tereza. 

O presidente do Cremepe, Maurício de Matos, fala sobre o novo desafio de Zilda. "É uma médica de reputação ilibada, humanista, ética, com grande visão social, conhecedora dos problemas e desafios da Saúde no Estado de Pernambuco. É um grande nome para estar à frente da Secretaria de Saúde", frisou Maurício. 

Comentários

Últimas notícias