PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Autor de PEC da Enfermagem explica AVANÇOS e fala sobre a atual situação da medida
O deputado Federal Mauro Benevides (PDT-CE) se destaca por ser um dos expoentes da luta pela aplicação do piso salarial enfermagem
O piso salarial enfermagem se encontra suspenso desde o dia 4 de setembro devido à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
A ação foi solicitada por conta da falta de diretrizes de onde seriam retiradas as fontes de recursos para financiar a medida.
Contudo, avanços foram e estão sendo feitos. Recentemente, um importante parlamentar comentou a atual situação e avanços em relação à proposta.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: MAURO BENEVIDES COMENTA SITUAÇÃO E AVANÇOS DA MEDIDA
O deputado federal Mauro Benevides (PDT-CE) divulgou uma publicação nas redes sociais comentando a atual situação do piso salarial enfermagem.
O parlamentar destacou que o Governo Federal está planejando ações para a criação de uma viabilidade efetiva para implementar o piso salarial enfermagem:
“Nós estamos negociando com o Ministério da Saúde. O Governo Federal vai soltar uma medida provisória orçamentária, estipulando a dotação orçamentária de R$10 bilhões”.
“Além disso, também como essas informações chegarão ao Ministério da Saúde para o repasse ser feito a estados, municípios, entidades filantrópicas e hospitais privados”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: NÍSIA TRINDADE FALA DE AVANÇOS SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DA MEDIDA
Nísia Trindade, ministra da Saúde, reiterou o esforço do Governo Federal com a categoria no que diz respeito à aplicação do piso salarial enfermagem.
Na última terça-feira (10), a nova ministra da Saúde teve uma reunião com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmando que o piso será um dos assuntos centrais da pasta.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, Nísia resumiu como foi a conversa com Lula:
“Reafirmamos também o compromisso com o Piso Salarial da Enfermagem, pois são premissas do nosso trabalho a garantia da sustentabilidade do SUS e do trabalho digno em saúde”, pontuou.
Estive na tarde de ontem (10/01) com o presidente @LulaOficial, no Palácio do Planalto, para tratar das ações prioritárias na área da saúde. Entre outros desafios, o presidente se mostrou bastante preocupado com a fila de diagnósticos e cirurgias eletivas no #SUS. (1/6) pic.twitter.com/jFvhI0ehFs
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) January 11, 2023
ENTENDA COMO A ESFERA PRIVADA VAI PAGAR O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ASSIM QUE A MEDIDA FOR IMPLEMENTADA NO VÍDEO ABAIXO: