PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: veja PROMESSAS DE LULA para o AUMENTO do salário da enfermagem em 2023

Confira declarações de Lula sobre o piso salarial enfermagem para o seu mandato em 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 03/01/2023 às 11:42 | Atualizado em 03/01/2023 às 14:25
Notícia
X

O presidente Lula teve sua cerimônia de posse realizada nesta segunda-feira (1º), quando reforçou promessas para melhoria da saúde pública, pauta em que o piso salarial enfermagem já havia sido citado pelo líder.

Durante seu discurso, Lula indicou que suas primeiras medidas na área seriam acabar com a fila no INSS e aumentar os investimentos na área da saúde e da educação, o que pode incluir o custeio do piso salarial da enfermagem.

Além disso, o presidente criticou a administração do governo Jair Bolsonaro do combate à pandemia da covid-19, que resultou em milhões de mortes em todo o País.

LEIA MAIS: BOLSONARO VACINA: JAIR BOLSONARO TOMOU VACINA? Veja suposta CARTEIRA DE VACINA DE BOLSONARO

"Atitude criminosa de um governo negacionista, obscurantista e insensível à vida [...] As responsabilidades por esse genocídio hão de ser apuradas e não devem ficar impunes", disparou Lula.

PROMESSAS DE CAMPANHA DE LULA PARA O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

Antes de ser eleito, a implantação do piso salarial da enfermagem já fazia parte das promessas de campanha de Lula, tanto em declarações nas redes sociais, como em comícios.

"Sempre defendi que a enfermagem tivesse um piso salarial. O projeto aprovado é do senador Fabiano Contarato, com relatório do deputado Alexandre Padilha, ambos do PT", declarou Lula em setembro, no Twitter.

Além disso, em discurso para apoiadores em Florianópolis, no mesmo mês, garantiu novamente que iria cumprir o piso salarial da enfermagem caso fosse eleito em 2023.

“Se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto, vai ter que cumprir o piso da enfermagem”, afirmou.

Os representantes da equipe de transição de Lula também participaram de diversas reuniões com entidades de saúde no fim de 2022, firmando compromisso com o piso salarial da enfermagem.

Em seu 1° dia como presidente, Lula assina 52 decretos e 4 MPs:

SINDICATO COBRA QUE LULA CUMPRA PROMESSA DO PISO:

Em outubro, após as declarações públicas de Lula sobre o piso salarial da enfermagem, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) enfatizou que irá cobrar o presidente sobre suas promessas.

"Lula comprometeu-se a fazer respeitar o Piso Salarial da Enfermagem e o SEESP vai cobrar para que essa promessa seja cumprida", escreveu o SEESP em nota.

Além disso, a presidente do Sindicato, Elaine Leoni, parabenizou o Lula pela vitória no segundo turno das eleições, mas também garantiu que faria pressão para que o piso salarial da enfermagem seja aplicado em 2023.

“Desejamos ao presidente um mandato coroado de êxitos, mas vamos sempre lembrar do compromisso que ele [Lula] assumiu com a categoria da Enfermagem, de fazer valer o Piso Salarial Nacional", declarou.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM RETROSPECTIVA 2022: veja os principais acontecimentos do ano sobre o reajuste

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL

Tags

Autor