SEMAGLUTIDA

OZEMPIC EMAGRECE? Por que Ozempic emagrece? É perigoso tomar Ozempic?

Ozempic atua no sistema nervoso central (SNC), numa área responsável pela saciedade; entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/01/2023 às 20:12
X

Ozempic (semaglutida - nome do princípio ativo), medicamento injetável da farmacêutica Novo Nordisk, é utilizado para reduzir o açúcar no sangue (glicose sanguínea) em adultos com diabetes tipo 2, através de um mecanismo que estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon, somente quando a glicose sanguínea estiver elevada.

Aprovado no Brasil para diabetes, Ozempic não está autorizado especificamente, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para emagrecer em pacientes que não têm diabetes.

No dia a dia dos consultórios, endocrinologistas têm prescrito (em regime sem estar na bula) Ozempic também para tratar pacientes com sobrepeso ou obesidade.

QUANTOS QUILOS PERDE EM 1 MÊS COM OZEMPIC?

O processo de perda de peso é individual e, além disso, requer sempre acompanhamento médico. Nunca se deve iniciar um plano de emagrecimento sem consultar um médico.

Em relação à medicação Ozempic, estudos mostram que ela leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio. 

FAZ MAL USAR OZEMPIC PARA EMAGRECER? 

Atualmente, a Novo Nordisk (fabricante do Ozempic) disponibiliza, no Brasil, para o tratamento da obesidade, o Saxenda, lançado no País em 2016 e Wegovy (semaglutida 2,4mg), aprovado este mês para o tratamento do sobrepeso (com comorbidades) e obesidade no Brasil. 

WEGOVY PARA EMAGRECER

O Wegovy é o primeiro e único medicamento semanal aprovado para emagrecimento no País. Mas ele ainda não chegou às farmácias. 

O medicamento Wegovy foi o primeiro produto biológico aprovado pela Anvisa pelo mecanismo de reliance, que dispõe sobre o aproveitamento de análise realizada por Autoridade Reguladora Estrangeira Equivalente (AREE), neste caso a agência europeia (EMA). 

O aval foi baseado nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity).

O estudo revelou que pacientes que utilizaram Wegovy (semaglutida 2,4mg) conseguiram uma perda de peso corporal média de 17%, em 68 semanas, contra 2,4% do grupo placebo. 

Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% de seu peso corporal e 83,5% dos pacientes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do Wegovy (semaglutida 2,4mg), em comparação com 31,1% para placebo.

SAXENDA PARA EMAGRECER

Já em 2020, Saxenda (liraglutida, nome do princípio ativo) foi aprovado para prescrição também em adolescentes de 12 a 18 anos, tornando-se o único tratamento para obesidade aprovado para faixa etária no Brasil.

OZEMPIC PARA EMAGRECER

Sobre o uso de Ozempic para emagrecer, a Novo Nordisk, em posicionamento oficial para a imprensa, destaca que "a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos".

A nota ainda destaca que o "Ozempic, aprovado e comercializado no Brasil para diabetes tipo 2 e cujo princípio ativo é o mesmo do Wegovy, ainda em fase de aprovação pela Anvisa (semaglutida), não possui indicação aprovada pelas agências regulatórias nacionais e internacionais para obesidade". 

COMO OZEMPIC EMAGRECE? 

A endocrinologista Lúcia Cordeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Regional Pernambuco (SBEM/PE), explica que a semaglutida atua no sistema nervoso central (SNC), numa área responsável pela saciedade.

"Com isso, a medicação reduz o esvaziamento do estômago e melhora a sensibilidade à insulina, o que ajuda na perda de peso".

É PERIGOSO TOMAR OZEMPIC? 

"Mas, dessa maneira, o medicamento também tem seus efeitos adversos, como empachamento, refluxo, diarreia ou constipação intestinal", frisa a endocrinologista Lúcia Cordeiro.

"Mas tudo isso é possível de ser controlado, fazendo o escalonamento de dose (inicia com uma dosagem e aumenta aos poucos). Esses efeitos adversos são mais comuns nos primeiros 15 dias e, passado esse período, os sintomas melhoram", acrescenta. 

TRATAMENTO DA DIABETES E OBESIDADE

Ozempic, segundo Lúcia, vem se consolidando, cada vez mais, como tratamento da diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

"A classe de medicação da qual a semaglutida faz parte tem ação na prevenção da mortalidade por doença cardiovascular, pois o medicamento diminui a aterosclerose, que é o fenômeno que obstrui as artérias." 

Além disso, a endocrinologista destaca que Ozempic retarda o desenvolvimento de doença renal nas pessoas com diabetes.

Além disso, outro detalhe importante é que o Ozempic, além de eficaz e seguro (quando prescrito pelo médico) para tratar diabetes tipo 2 e ajudar na perda de peso, traz benefícios cardiovasculares.

"Isso é uma coisa muito boa porque já se direciona a dois problemas: a questão de controle glicêmico, que é extremamente necessária para evitar a evolução das complicações da diabetes, e a proteção cardiovascular", diz a endocrinologista Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk no Brasil. 

Ela conversou sobre o assunto com a reportagem do JC durante o Congresso Mundial de Cardiologia, realizado este mês no Rio de Janeiro. 

QUAL A DIFERENÇA DO OZEMPIC E DO SAXENDA?  

"A proteção cardiovascular veio inicialmente com os inibidores do SGLT2 (classe de fármacos para tratamento da diabetes). Logo depois, vieram os agonistas dos receptores GLP-1, sendo a liraglutida (medicamento injetável, de nome comercial Saxenda, indicado para sobrepeso e diabetes) o primeiro análogo do GLP-1 que demonstrou esse benefício, com resultados expressivos de redução de eventos cardiovasculares maiores (graves)", destaca Priscilla. 

Segundo acrescenta a endocrinologista, depois do liraglutida, veio a semaglutida (Ozempic). "É um análogo do GLP-1 mais recente, que também demonstrou esse mesmo benefício cardiovascular. Então, é uma classe muito promissora."

Na visão de Priscilla, as novas classes de medicações foram responsáveis em criar uma nova era no tratamento da diabetes e suas complicações.

"Antes, a gente olhava só a glicemia e se contentava com um bom controle glicêmico. Mas os medicamentos estão muito mais abrangentes, no sentido de não apenas tratar a glicemia elevada, mas trazer outros benefícios. Isso é fantástico para os pacientes."

O QUE É OZEMPIC E PARA QUE SERVE? 

Sobre a semaglutida (Ozempic), ela detalha os resultados de um estudo que avaliou a eficácia da medicação diante de problemas cardiovasculares em pacientes com diabetes tipo 2.

"Esse estudo mostrou um resultado importante, que é a redução de 26% do risco de eventos cardiovasculares maiores, mais graves. Entre eles, estão a morte cardiovascular, o infarto agudo não fatal e o acidente vascular cerebral (AVC) não fatal". 

"Agora, com esses medicamentos mais modernos (como o Ozempic), conseguimos oferecer uma proteção adicional contra esses problemas cardiovasculares", salienta Priscilla. 

A médica ressalta que essa particularidade oferecida pelo Ozempic é muito importante para pacientes com diabetes.

"A gente sabe que eles têm risco aumentado (de infarto e AVC), e a doença cardiovascular é uma das complicações mais frequentes e a maior causa de morte nas pessoas com diabetes tipo 2."  

Ela frisa que até mesmo os pacientes não se lembram da necessidade de cuidar da saúde cardiovascular.

"Eles se preocupam com a retinopatia diabética, com medo de ficarem cegos, com a nefropatia, com medo da insuficiência renal, ou da neuropatia. Mas o coração é pouco lembrado. E dois terços das pessoas com diabetes têm complicações cardiovasculares", reforça Priscilla.  

OZEMPIC COMO USAR

"O semaglutida tem ação semanal. Ou seja, é aplicado uma vez por semana. Há estudos com ele voltados para o tratamento da obesidade, e a agência de saúde americana, FDA (do inglês Food and Drug Administration), liberou para o tratamento desse excesso de peso", diz a endocrinologista Lúcia Cordeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PE).

"Mas ainda não foi colocada essa indicação em bula", complementa.

OZEMPIC BULA

Ozempic contém o princípio ativo semaglutida.

É utilizado para reduzir o açúcar no sangue (glicose sanguínea) em adultos com diabetes tipo 2 através de um mecanismo que estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon, somente quando a glicose sanguínea estiver elevada. Clique aqui para ler a bula de Ozempic.

OZEMPIC PREÇO

Outro ponto a se destacar é que a semaglutida é uma medicação de alto custo.

Nas farmácias, o preço do Ozempic varia entre R$ 700 e R$ 900. 

OZEMPIC EMAGRECE QUANTOS QUILOS POR SEMANA?

Segundo a a endocrinologista, o Ozempic para o tratamento do excesso de peso (e também diabetes), deve ser usado somente com acompanhamento médico.

"É indicado para quem tem índice de massa corpórea (IMC) entre 28 e obesidade grave. O pico de perda é de 15% do peso inicial". 

"A dose para o excesso de peso é maior do que para os pacientes com diabetes, e essa indicação precisa ser feita pelo médico", esclarece a endocrinologista, ao orientar que as pessoas não devem fazer uso de semaglutida por conta própria.

Tags

Autor