PRESSÃO ALTA: veja 5 FRUTAS que podem auxiliar a BAIXAR A PRESSÃO
Um desses alimentos vai lhe surpreender
Muitas pessoas buscam o que fazer para baixar a pressão. A boa notícia é que é possível alterar o quadro de pressão alta com hábitos cotidianos, por meio da alimentação, por exemplo.
Veja 5 frutas que o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, especialista em marca-passo, indica para ajudar a baixar a pressão alta.
CINCO FRUTAS QUE PODEM BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL
1. Melancia
Segundo o Dr. Robert Yano, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta.
A fruta pode ser encontrada com facilidade nos mercados à um preço bastante acessível.
"Você pode consumir 200g de melancia por dia. Ela tem várias substâncias como o potássio, magnésio, L-citrulina, é rica em vitamina A", explica Dr. Yano.
"Mas se você além de hipertenso é diabético, tome cuidado com seus índices glicêmicos. Procure consumir de forma moderada", alertou.
2. Limão
O limão também pode auxiliar a baixar a pressão. Isso porque, entre os benefícios da fruta, está a vasodilatação dos vasos sanguíneos, que facilita a circulação do sangue, auxiliando na diminuição da pressão arterial, de acordo com o cardiologista.
No entanto, é importante tomar cuidado com a quantidade de açúcar que será adicionada em suas receitas com o limão.
"É mais aconselhável o uso de adoçante, ou tomar só com água também é muito bom", pontuou o médico.
ASSISTA: COMO DIMINUIR A PRESSÃO ALTA? Veja dicas de especialistas
3. Uva
Comer a fruta ou ingerir o suco de uva também faz muito bem para a saúde. Isso porque ela possui compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, além do potássio", explica Dr. Yano.
O médico também destacou u que "elas ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial".
4. Cacau
Por mais contraditório que possa parecer, comer alimentos derivados do cacau, de forma moderada, como o chocolate, é recomendado para quem deseja diminuir a pressão alta.
Isso acontece porque o cacau é rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.
"Elas agem relaxando os vasos sanguíneos e melhorando a circulação, consequentemente diminuindo a pressão arterial. Cacau em pó ou um pedaço de chocolate amargo pode ser muito bom", explicou o cardiologista.
5. Romã
Embora seja um pouco mais difícil de encontrar, a romã pode contribuir bastante para a redução da pressão arterial.
"Estudos mostram que consumir 150 ml de suco da romã por dia pode reduzir a pressão arterial já em duas semanas, também por conta dos antioxidantes presente nessa fruta, que como já dito relaxam os vasos sanguíneos", explicou o cardiologista.