PANDEMIA DE COVID-19

Pernambuco não registra MORTES POR COVID-19 nas últimas 24 horas, mostra boletim da Secretaria de Saúde

Ao todo, desde o início da pandemia, Pernambuco totaliza 22.627 mortes. A maioria dos óbitos (70%) ocorreu entre os idosos

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 25/01/2023 às 15:21 | Atualizado em 25/01/2023 às 16:07
IKAMAHÃ/SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Ao todo, desde o começo da pandemia, Pernambuco contabiliza 1.142.326 registros de pessoas que adoeceram pelo coronavírus - FOTO: IKAMAHÃ/SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

O Estado de Pernambuco não registra mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico desta quarta-feira (25) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Ao todo, desde o início da pandemia, Pernambuco totaliza 22.627 mortes.

A maioria dos óbitos ocorreu entre os idosos: 70,28% das mortes foram de pessoas a partir dos 60 anos. 

MORTES COVID PERNAMBUCO

Esta não é a primeira vez que Pernambuco não registra mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. Isso não significa, contudo, que elas não tenham ocorrido, pois a notificação ainda pode ocorrer. 

Neste ano de 2023, outros cinco dias de janeiro não tiveram registros de mortes pela covid-19. Foram eles: dias 2, 4, 11, 13 e 16. 

O boletim de covid-19 SES-PE também destaca que, nesta segunda-feira (25), 877 novos casos de covid-19 foram confirmados.

Ao todo, desde o começo da pandemia, Pernambuco contabiliza 1.142.326 registros de pessoas que adoeceram pelo coronavírus

UTI COVID PERNAMBUCO

Já a taxa de ocupação em leitos públicos de terapia intensiva (UTI), voltados para síndrome respiratória aguda grave (srag), está em 60%. 

Das 576 vagas de UTI, 343 estão ocupadas com pacientes que apresentam sintomas sugestivos de covid-19

Além disso, dos 507 leitos de enfermaria dedicados à srag, 216 estão com pacientes. Ou seja, a taxa de ocupação das enfermarias está em 43%. 

COVID OMS 

Na terça-feira (24), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, informou que o Comitê de Emergência da entidade se reunirá para avaliar se a covid-19 ainda representa emergência global.

A infecção pelo novo coronavírus recebeu o status de emergência de saúde pública global em janeiro de 2020.

"Quase exatos três anos após declarar uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, nosso mais alto nível de alerta, esta semana o Comitê de Emergência sobre Covid-19 se reunirá para discutir se a situação atual ainda constitui uma emergência global", falou Tedros Adhanom, em coletiva de imprensa

O diretor-geral da OMS disse que reconhece melhora no enfrentamento à pandemia, mas alertou que a resposta coletiva global está mais uma vez sob tensão

"Embora não vá antecipar o conselho do Comitê de Emergência, continuo muito preocupado com a situação em muitos países e com o número crescente de mortes." 

No mundo, nas últimas oito semanas, mais de 170 mil pessoas morreram em decorrência de complicações da covid-19. "O número real é muito maior", disse Tedros Adhanom, ao ressaltar que o dado é relacionado apenas às mortes relatadas.

Além disso, Tedros Adhanom salientou que, em todo o mundo, poucas pessoas (inclui especialmente idosos e profissionais de saúde) estão adequadamente vacinadas.

"Não subestime este vírus. Ele nos surpreendeu, continuará a nos surpreender e continuará a matar, a menos que façamos mais para levar ferramentas de saúde às pessoas que precisam delas e combater de maneira abrangente a desinformação", alertou Tedros Adhanom.

Comentários

Últimas notícias