carnaval 2023

CARNAVAL DO RECIFE 2023: veja onde encontrar atendimento de saúde e testagem contra a COVID-19 no Carnaval

Confira como será o esquema especial de saúde durante o Carnaval do Recife

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 08/02/2023 às 12:34 | Atualizado em 08/02/2023 às 13:06
PREFEITURA DO RECIFE
Carnaval do Recife 2023 terá 15 mil vagas de estacionamento gratuitas - FOTO: PREFEITURA DO RECIFE

A prefeitura divulgou, nesta quarta-feira (8), o esquema especial da Secretaria de Saúde (Sesau) para o Carnaval do Recife 2023.

Segundo a secretaria, mais de 2 mil profissionais serão escalados para dar assistência aos foliões.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estará atuando com 36 ambulâncias, 40 motolâncias e dois helicópteros.

A quantidade representa um aumento de 40% em relação às viaturas do último Carnaval. Além disso, 13 unidades de saúde atenderão diversas especialidades.

Entre elas estão clínica médica; desintoxicação de álcool e outras drogas; parto/maternidade; odontologia; pediatria; traumato-ortopedia; pequenas urgências; violência contra mulher.

POSTO MÉDICO NO CARNAVAL

Um posto médico estará à disposição dos foliões, de sexta-feira (17) a terça-feira (21) na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, com capacidade para até 150 atendimentos.

O espaço estará próximo ao Museu Cais do Sertão, e começa a funcionar às 19h. O encerramento ocorre uma hora após o término das apresentações do Marco Zero.

A equipe será composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. Uma ambulância de suporte básico dará apoio.

A partir da quinta-feira (16) até o fim dos festejos, 16 socorristas farão rondas ostensivas de motocicleta, de forma preventiva. As demais motolâncias estarão circulando pela cidade ao longo da Folia de Momo.

Nos polos descentralizados, serão disponibilizadas cinco ambulâncias de suporte básico para os cinco Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados.

GALO DA MADRUGADA

No maior bloco de Carnaval do mundo, Galo da Madrugada, o Samu 192 vai mobilizar cerca de 200 profissionais que atuarão nas ambulâncias, motolâncias, helicópteros e em cinco postos médicos montados ao longo do percurso.

Os pontos fixos vão funcionar das 7h às 19h e serão instalados na Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Pátio do Carmo, Rua do Sol e Praça do Diário. Cada um terá uma ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Além dos postos médicos, a Operação Galo da Madrugada do Samu vai contar com 40 motolâncias, cinco ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado, dois helicópteros e uma unidade de suporte a Incidente com Múltiplas Vítimas.

PREVENÇÃO E CONTROLE DE ISTs

A Secretaria de Saúde do Recife vai distribuir 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, além de 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. O resultado sai em cerca de meia hora.

Nos casos em que o resultado der positivo, o folião receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

O Polo Arsenal funcionará da quinta (16) até a terça-feira (21). Já o Polo Ibura estará aberto do domingo (19) até a Quarta-feira de Cinzas (22).

Nos dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Arnaldo Marques, no Ibura, e Agamenon Magalhães, em Afogados.

A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico.

A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Antes do período carnavalesco, inspetores sanitários da Vigilância Sanitária (Visa) farão capacitação sobre as boas práticas de manipulação de alimentos para os comerciantes formais e informais que atuarão nos polos carnavalescos.

Além disso, a Vigilância Sanitária vai inspecionar as fábricas de gelo instaladas no Recife, e intensificar as fiscalizações da rede hoteleira e serviços de buffet.

Durante o Carnaval, os profissionais da Visa vão inspecionar os postos médicos montados para o Galo da Madrugada e o comércio formal e informal de alimentos.

Além disso, será montado um stand da Vigilância Sanitária na Praça do Arsenal, onde equipes do órgão receberão denúncias e orientarão a população e os comerciantes sobre o consumo e oferta de alimentos seguros.

PROTEÇÃO CONTRA A COVID-19

Entre as preocupações de muitos foliões está a covid-19, já que este é o primeiro Carnaval após a pandemia.

Segundo a Prefeitura do Recife, durante a Folia de Momo, haverá pontos de testagem contra a doença instalados nos seguintes locais:

  • Centro de Saúde Professor Mário Ramos (Casa Amarela)
  • Parque Dona Lindu (Boa Viagem)
  • Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)

O atendimento será por demanda espontânea ou agendamento no site ou aplicativo do Coneca Recife (aba Vamos Testar).

Além disso, as vacinas contra a covid-19 serão disponibilizadas nos centros de vacinação dos shoppings RioMar, Recife, Boa Vista e Tacaruna.

O horário de funcionamento será o mesmo dos shoppings nos dias de festa.

Todas as informações com os detalhes dos serviços disponíveis durante o Carnaval podem ser acessadas no aplicativo Conecta Recife.

Comentários

Últimas notícias