OZEMPIC: remédio pode ESGOTAR no Brasil devido a demanda; saiba para que serve o Ozempic
Entenda o porquê do Ozempic está faltando nas farmácias
O remédio Ozempic está começando a faltar no estoque das farmácias brasileiras em razão da alta demanda, com possibilidade de esgotar no primeiro trimestre de 2023.
O princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, tendo como fabricante o Novo Nordisk, empresa que se pronunciou sobre a grande procura do remédio no país.
“A empresa tomou conhecimento de uma potencial falta da apresentação 1mg de Ozempic FlexTouch no Brasil durante o primeiro trimestre de 2023, resultado de uma demanda muito maior do que a prevista. Cabe ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com o medicamento”, afirmou em nota.
OZEMPIC PARA QUE SERVE:
O Ozempic é utilizado para o tratamento da diabete tipo 2 não controlada, tornando seu reabastecimento necessário para a qualidade de vida de diversos pacientes.
No entanto, algumas pessoas ingerem o medicamento para acelerar o regime de emagrecimento, efeito não aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que não há recomendação em bula para obesidade.
Segundo a fabricante do Ozempic, as restrições para fornecer o produto já foram notificadas para a Anvisa, mas a agência federal ainda não se pronunciou.
POR QUE OZEMPIC ESTÁ FALTANDO NAS FARMÁCIAS?
Devido à alta procura de pessoas pelo Ozempic em busca de emagrecer, o medicamento passou a entrar em falta para os pacientes que necessitavam do seu tratamento para diabetes.
Nesses casos urgentes, o diabético deve entrar em contato com seu médico para analisar a possibilidade de substituir o remédio temporariamente.
“Durante esse período, os pacientes com diabete tipo 2 afetados têm a opção de mudar o tratamento para outros medicamentos da mesma classe (análogos de GLP-1). Para isso, eles devem consultar o seu médico e seguir estritamente as suas orientações”, pontuou a fabricante.
A Novo Nordisk acredita que, durante o segundo trimestre de 2023, o reabastecimento do Ozempic em distribuidores, atacadistas e farmácias no Brasil já deve ser normalizado, por conta do aumento da produção anual.
“A Novo Nordisk está investindo intensa e continuamente para resolver a situação e aumentar significativamente a produção anual de Ozempic”, garantiu a empresa.
“Entendemos e lamentamos a preocupação e possíveis transtornos que essa indisponibilidade temporária poderá causar em pacientes com diabetes 2, seus familiares e cuidadores”, declarou a Novo Nordisk.
Saiba como funciona e quanto custa o Ozempic:
Com informações do Estadão