CARNAVAL 2023

UNHAS DECORADAS PARA O CARNAVAL 2023: veja DICAS e CUIDADOS para caprichar nas UNHAS DECORADAS no CARNAVAL

Médica dermatologista dá dicas para quem deseja ter unhas glamourosas e saudáveis para curtir a festa carnavalesca

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/02/2023 às 17:30 | Atualizado em 15/02/2023 às 18:12
Notícia
X

O Brasil está na contagem regressiva para os quatro dias oficias de Carnaval, e muita gente tem buscado se inspirar para curtir a temporada mais vibrante e colorida no ano. Além de caprichar nas maquiagens carnavalescas, as pessoas também querem caprichar nas versões variadas de unhas decoradas (ou nail arts) para uma produção completa de Carnaval.

É importante, contudo, manter o cuidado para não estragar as unhas.

Para quem deseja unhas glamourosas, seja com aplicações de cristais, desenhos que misturam cores e texturas ou estilos mais minimalistas, a dermatologista Lígia Pesssoa de Melo, preceptora da residência de dermatologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e do Hospital Otávio de Freitas (HOF), dá uma série de dicas abaixo. Vamos conferir? 

INSPIRAÇÃO UNHA CARNAVAL

"Para o Carnaval deste ano, as pessoas estão buscando demais pelas unhas decoradas. Há quem já use essas unhas decoradas no dia a dia. São unhas artificiais, em fibra de gel, de acrílico, unhas de porcelana", diz Lígia. 

GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO
A dermatologista Lígia Pessoa de Melo dá orientações para quem deseja caprichar nas versões variadas de unhas decoradas e incrementar o look de Carnaval - GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO

A dermatologista explica que essas unhas decoradas são como próteses, feitas de materiais sintéticos e coladas às unhas. "Acima delas (das unhas artificiais), pode-se fazer uma arte, um desenho. Ou seja, é uma estrutura sintética que fica por cima da unha natural."

VEJA UNHAS MULTICOLORIDAS NO VÍDEO ABAIXO:

UNHAS DECORADAS PARA O CARNAVAL 2023

Para quem está na dúvida sobre a aplicação e criação das unhas decoradas, Lígia ressalta que essas próteses não são tão maléficas. "Se a gente for analisar direitinho, essa prótese, esse artefato em si, não é tão ruim. Essa prótese só cola na unha; ela não desidrata a unha, ela não machuca a cutícula. O que é ruim dessas unhas artificiais é o fato de as pessoas lixarem a unha para colar essas estruturas em cima", alerta. 

Ou seja, segundo a dermatologista, é preciso ter cuidado ao lixar a unha natural. "É isto que eu acho pior: é lixar para estar colando a prótese sobre a unha natural. A unha artificial em si, o esmalte em si e o esmalte em gel, que é esse se coloca na cabine para secar, não são tão ruins. Teoricamente, eles não ressecariam, eles não arrancaram cutícula", orienta Lígia Pessoa de Melo. 

FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Além de caprichar nas maquiagens carnavalescas, as pessoas também querem caprichar nas versões variadas de unhas decoradas (ou nail arts) - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

UNHAS PARA O CARNAVAL 2023

Quem não quer abrir mão das unhas decoradas no Carnaval precisa ter cuidado com o processo de lixar as unhas.

"Deve-se evitar a espuma ou lixa abrasiva, que pode afinar bastante a unha e provocar um trauma na lâmina ungueal (parte que vemos da unha e se estende desde a matriz até a porção livre). Então, quem quiser usar unhas decoradas no Carnaval, unha em gel ou esmaltação em gel precisa apenas ter cuidado com esses detalhes", frisa Lígia. 

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Unhas decoradas completam as produções carnavalescas - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

UNHA DECORADA CARNAVAL

A dermatologista ainda sugere que as pessoas procurem um serviço com pessoas capacitadas para fazer as unhas decoradas com cuidado e de forma delicada. 

"E quando a pessoa resolver tirar a unha decorada, é importante não arrancar com o dente, não arrancar em casa sozinha. É fundamental procurar realmente o serviço onde as pessoas façam isso com com mais habilidade e zelo."

Ter unhas decoradas de forma permanente, contudo, não é recomendado pela médica.

"O uso frequente causa um dano crônico às unhas. Quando elas forem retiradas por algum motivo, estarão muito fininhas por causa do processo de abrasão e de solventes, que são acetonas removedoras ainda mais fortes que a acetona tradicional", salienta Lígia. 

 

Tags

Autor