COVID PÓS-CARNAVAL

COVID: Testes apontam ALTA no Recife de até 137% em POSITIVIDADE para covid-19 na semana do Carnaval e após a festa

Aumento é apresentado nos números informados, a pedido da reportagem do JC, pela Secretaria de Saúde do Recife

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 01/03/2023 às 18:21 | Atualizado em 01/03/2023 às 18:56
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Sintomas atribuídos à ômicron lembram a gripe comum - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

No Recife, na semana do Carnaval e na seguinte à festa de Momo, os índices de positividade para covid-19 tiveram alta de 137% e 120%, respectivamente, em comparação com o período pré-carnavalesco.

O aumento é apresentado no balanço informado, a pedido da reportagem do JC, pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.

Como são dados de pessoas que procuraram unidades de testagem municipais, os casos representam quadros leves da covid-19. 

A explicação é que a maior cobertura vacinal com reforço aumenta a proteção contra subvariantes da ômicron em circulação, como a BA.1, BA.4 e BA.5.  

COVID APÓS CARNAVAL

No Recife, na semana epidemiológica de número 7, a pré-carnavalesca, que inclui os dias de 12 a 18 de fevereiro, foram realizados 883 testes para detecção de covid-19 nos pontos de testagem da Prefeitura do Recife.

Desse total, 59 tiveram resultado positivo para covid-19, o que representa um índice de positividade de 6,7% para a infecção pelo coronavírus.

Já na semana epidemiológica de número 8, que foi de 19 a 25 de fevereiro (inclui os dias de Carnaval, com aglomeração de pessoas), foram feitos 1.078 exames de covid-19 nos locais de testagem municipais,

Do volume de exames realizados, 171 positivos para covid-19. Isso representa um índice de positividade em 15,9%.

Já na semana epidemiológica de número 9, que começou em 26 de fevereiro e terminará no dia 4 de março, foram realizados, até o momento, 1.004 testes da doença. 

Desses testes, 149 tiveram resultado positivo para covid-19. Assim, o índice de positividade está em 14,8%.

PRIMEIROS SINTOMAS DE COVID

As novas infecções pelo coronavírus, relacionadas a subvariantes da ômicron, tendem a apresentar sintomas mais leves, em comparação com os quadros causados pelas outras cepas (como a delta e a gama). 

SINTOMAS DE COVID 2023

Entre os sintomas das pessoas que se infectam atualmente, estão aqueles que lembram a gripe comum: dor de garganta, fadiga, tosse, congestão nasal e voz rouca

O aumento no número de casos de covid-19, mesmo leves, já era esperado após o Carnaval, mesmo a festa sendo realizada num cenário epidemiológico positivo, com a maior parte do Brasil em queda de casos graves de problemas respiratórios.

A questão é que, apesar da pandemia estar em uma situação controlada, a transmissão de vírus respiratórios, incluindo o coronavírus e a influenza, é facilitada em eventos com grande aglomeração.

Neste momento, vale chamar a atenção para a campanha de vacinação com a bivalente contra a covid-19, que já está em andamento.

É fundamental que a mobilização tenha uma alta adesão, especialmente pelo fato de especialistas esperarem um novo ciclo de aumento de casos da covid-19 nos próximos meses.

Por isso, é fundamental ficar em dia com a quantidade de doses recomendadas, a fim de evitar impacto significativo em casos graves da covid-19. 

Comentários

Últimas notícias