PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Entidades ligadas à enfermagem são CONTRÁRIAS a GREVE GERAL; Entenda a ATUAL SITUAÇÃO
A falta de rapidez para aprovação do piso salarial enfermagem está gerando um grande descontentamento da categoria
A enfermagem estava com data marcada para realização de uma grandiosa greve geral para mostrar sua insatisfação em relação ao cenário do piso salarial enfermagem.
A medida está suspensa há mais de 150 dias por decisão do ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ausência de clareza orçamentária para efetivar a medida.
Por conta disso, há um grande impasse com o futuro da greve geral que estava prevista para acontecer em março, o que está gerando um grande descontentamento da categoria.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: IMPASSE É CRIADO SOBRE A GREVE GERAL ENTRE SINDICATOS E ENTIDADES NACIONAIS
A falta de pagamento do piso salarial enfermagem fez com que a categoria marcasse uma grande greve geral para o dia 10 de março.
Entidades ligadas à categoria estão reforçando que, caso a situação do piso salarial enfermagem não seja resolvida, há a possibilidade real do movimento acontecer.
Porém, de acordo com diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal (Sindate-DF), Newton Batista, afirmou que as entidades nacionais estão se opondo ao movimento:
“Esperávamos um posicionamento das entidades nacionais e, infelizmente, o posicionamento foi contrário ao movimento de greve, não teve uma organização nacional”, pontuou.
Ainda sobre isso, segundo o mandatário do sindicato, os órgãos ligados a categoria não podem assumir toda a responsabilidade da greve geral em relação ao piso salarial enfermagem:
“Os sindicatos não podem assumir essa responsabilidade sozinhos já que a negociação é em âmbito nacional”, concluiu.
Por conta disso, uma Assembleia Extraordinária que ocorreu no Distrito Federal definiu dois pontos para guiar o movimento pela medida:
- Paralisar as atividades de vacinação nas UBS’s;
- Fazer atos nos dias de movimentos para mobilizar a população, o governo e a mídia.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MEMBROS DE ENTIDADES DA CATEGORIA SE REUNIRAM COM GABINETE DO MINISTRO BARROSO
Na última terça-feira (28), integrantes do Fórum Nacional da Enfermagem relataram que tiveram um encontro com a chefe de gabinete do ministro Barroso para discutir o piso salarial enfermagem.
Acerca disso, segundo as integrantes, Fernanda Silva, chefe de gabinete do Ministro, relatou quais seriam os próximos passos em relação ao impasse da medida no País:
“Conversamos com a Fernanda, chefe de gabinete (do ministro Barroso), e ela disse que o Ministro não vai emitir nenhuma decisão até o Congresso responder nos autos sobre os seus questionamentos”.
Logo, não há caminhos claros para implementação da medida através de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) até uma resposta do Congresso Nacional sobre o piso salarial enfermagem.
A QUALIDADE DO SETOR PRIVADO VAI CAIR ASSIM QUE O PISO SALARIAL ENFERMAGEM ENTRAR EM VIGOR? ENTENDA MAIS SOBRE A SITUAÇÃO ABAIXO: