CHÁ PARA COLESTEROL ALTO E TRIGLICERÍDEOS: veja 5 CHÁS que ajudam a baixar taxas negativas para o organismo
Confira exemplos de chá para colesterol alto e triglicerídeos que fazem bem a saúde
Taxas de triglicerídeos e colesterol altos são prejudiciais para o organismo do ser humano, questão que pode ser aliviada com o consumo de chás saudáveis.
No entanto, o tratamento para essas condições também pode depender do uso de medicamentos, os quais são indicados por um médico especialista após a avaliação do quadro de cada paciente.
O QUE É TRIGLICERÍDEOS E COLESTEROL ALTO?
Os triglicerídeos são gorduras sintetizadas pelo organismo que servem como reserva de energia, se tornando preocupante quando atinge níveis de triglicerídeos alto.
O triglicerídeos é considerado alto quando está acima de 200, o que aumenta os riscos de doença coronariana, também chamada de coronariopatia, referente à condições cardiovasculares.
Já o colesterol alto, se apresenta quando os níveis de gordura acumulados nas veias e artérias estão excedendo os normais para o sangue.
Existem dois tipos de colesterol, um deles é o HDL, considerado o 'colesterol bom', por ajudar o corpo a eliminar a gordura.
O segundo, por sua vez, é o LDL, conhecido como 'colesterol ruim' por causar o colesterol alto quando se encontra em excesso, sendo prejudicial para a circulação de sangue.
CHÁS PARA COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS:
1. Chá de canela
O chá de canela ajuda a reduzir as taxas de triglicerídeos alto por auxiliar na diminuição dos níveis de gordura no corpo, mas também possui algumas contraindicações.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não são indicadas a beber esse chá, assim como pessoas com hipertensão, diabetes, rosácea e problemas cardíacos, renais ou hepáticos.
O máximo recomendado para consumo desse chá é de 6g ou 1 ¼ de colher de chá de canela.
2. Chá de salsa
O chá de salsa é indicado para pessoas com triglicerídeos altos e colesterol alto por ser rico em niacina, mais conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico.
A vitamina B3 é caracterizada por ser um agente regulador de gorduras, de forma que inibe uma enzima chave para a síntese dos triglicerídeos.
No entanto, o chá de salsa é contraindicado para mulheres grávidas e pessoas com problemas renais, como cálculo renal.
3. Chá verde
O chá verde ajuda na redução de certa de 20% dos níveis de triglicerídeos, após a ingestão de de 600 mg a 700 mg das catequinas, que resulta em 6 até 12 xícaras do chá.
A contraindicação é feita para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas anemia, doenças gástricas, insônia, problemas nervosos e taquicardia.
4. Chá preto
Uma pesquisa identificou que o chá preto é capaz de reduzir significativamente nos níveis de triglicerídeos quando é ingerida diariamente uma quantidade de 9g dissolvida na água.
O limite diário do consumo do chá preto é de 400 mg, ou 13 xícaras para adultos sem problemas cardíacos ou hipertensão, visto que a mistura contém cafeína.
5. Chá de alcachofra
O chá de alcachofra promove ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, antidispéptica (de combate a má digestão) e probiótica para o organismo.
Além disso, por ser rica em vitamina C, minerais, frafibras, flavonoides, potássio e fósforo, o chá de alcachofra ajuda na redução do colesterol alto e do triglicerídios alto.