Piso Salarial Enfermagem

O PISO SALARIAL ENFERMAGEM já começou a valer? Saiba as últimas notícias do PISO SALARIAL ENFERMAGEM

Embora suspenso, a situação do piso salarial enfermagem vem avançando para que, de fato, ele seja implementado no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 27/03/2023 às 12:19
X

A atual situação do piso salarial enfermagem vem tendo avanços e está entrando em um período decisivo para implementação do piso salarial enfermagem.

A lei está suspensa desde setembro de 2022 quando o ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu a decisão judicial.

A justificativa foi por conta da ausência de fontes de financiamento para implementar a medida em todo o Brasil.

Porém, o cenário vem mudando devido a importantes avanços para solucionar o impasse da medida. Por conta disso, veja as últimas notícias sobre o piso salarial enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: QUANDO O PISO SALARIAL ENFERMAGEM VAI COMEÇAR A VALER?

De acordo com fala de Betânia Santos, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em comentário ao Portal Jota, a implementação do novo piso salarial enfermagem possui um prazo para começar a valer.

Segundo a mandatária do órgão, a categoria vai precisar esperar um pouco mais ter os novos salários em seus contracheques:

De acordo com nossas expectativas, acreditamos que a Medida Provisória seja publicada o quanto antes. Esperamos [...] que até o final do semestre todo o impasse seja resolvido”, destacou.

Sobre a situação, a presidente do COFEN também destacou que já há recursos suficientes para que o piso salarial enfermagem seja pago para a categoria no País:

Os recursos disponíveis são mais que suficientes para bancar o investimento no piso, que foi estimado em aproximadamente R$ 16 bilhões por ano”, concluiu.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM 2023: CATEGORIA REALIZOU DIVERSOS ATOS PELO PAÍS POR CONTA DA LEI

A falta de celeridade para encontrar uma solução ao impasse do piso salarial enfermagem criou um grande sentimento de revolta na categoria no País.

Por isso, recentemente, foram feitas diversas mobilizações pela aplicação da medida em diversas capitais do Brasil como Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador.

Inclusive, alguns órgãos sindicais destacaram que, caso o cenário do piso salarial enfermagem não seja resolvido rapidamente, haverá outros protestos em mais cidades.

Veja abaixo algumas cidades em que tiveram os protestos:

  • Curitiba;
  • Fortaleza;
  • João Pessoa;
  • Recife;
  • Rio de Janeiro;
  • Salvador.

QUANDO O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM COMEÇAR A VALER, O ATENDIMENTO DO SETOR PRIVADO VAI DIMINUIR? VEJA MAIS ABAIXO:

Tags

Autor