PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRAZO para pagamento do PISO é estipulado pela presidente do COFEN

Presidente do Cofen dá previsão para pagamento do piso salarial enfermagem; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 14/03/2023 às 10:23 | Atualizado em 16/03/2023 às 10:15
Notícia
X

A implementação do piso salarial enfermagem parece estar cada vez mais próxima de acontecer para beneficiar enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.

A lei que estabelece o piso salarial da enfermagem foi suspensa em setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, no momento, a luta das entidades de saúde é derrubar essa liminar.

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, revelou em matéria ao Portal Jota os possíveis prazos para a resolução de etapas essenciais do piso salarial da enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: MEDIDA PROVISÓRIA

A busca por uma proposta sólida que apresente soluções orçamentárias para estados e municípios custearem o piso salarial da enfermagem é árdua desde o processo de criação da lei.

O encaminhamento mais avançado é o da Emenda Constitucional 127, que prevê o uso do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para pagar o piso da enfermagem do setor público.

Para que seja aplicado de forma efetiva, o piso salarial da enfermagem precisa da publicação de uma Medida Provisória, que foi elaborada por um Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS: Enquanto o PISO DA ENFERMAGEM é negado, empresários de saúde enriquecem

No momento, a MP está sob avaliação de um grupo interministerial, composto pelos ministérios da Saúde, Planejamento, Fazenda, Indústria, Casa Civil, Relações Institucionais e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Apesar da morosidade nas etapas desse longo processo, sigo confiante. O comprometimento de representantes do alto escalão do governo federal com o piso, inclusive por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem sido de fundamental relevância
Betânia Santos, presidente do Cofen

PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


PREVISÃO PARA RESOLUÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

"De acordo com nossas expectativas, acreditamos que a Medida Provisória seja publicada o quanto antes. Esperamos [...] que até o final do semestre todo o impasse seja resolvido", refletiu Betânia.

"Os recursos disponíveis são mais que suficientes para bancar o investimento no piso, que foi estimado em aproximadamente R$ 16 bilhões por ano", garantiu a presidente.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM: SAMU contrata bombeiros sem registro para substituir grevistas no Grande Recife; Sindicato denuncia

A regulamentação da distribuição dos recursos do piso salarial da enfermagem já está sendo definida pelo governo federal e há outras medidas aprovadas em tramitação para o custeio do reajuste nas Santas Casas e na rede privada.

"Como é possível perceber, o dinheiro existe e estamos muito próximos de um desfecho para essa luta [do piso salarial enfermagem] que já leva mais de 30 anos", finalizou a presidente.

Como as instituições privadas iriam pagar o piso salarial da enfermagem antes da suspensão?


Citação

Apesar da morosidade nas etapas desse longo processo, sigo confiante. O comprometimento de representantes do alto escalão do governo federal com o piso, inclusive por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúd

Betânia Santos, presidente do Cofen

Tags

Autor