Segundo dados da Associação Brasileira de Cardiologia, o colesterol alto atinge cerca de 40% da população brasileira - número que preocupa, pois a condição está associada a diversas doenças cardiovasculares, como por exemplo o infarto e o AVC.
O colesterol por si só não é um problema, pois tanto o HDL (o “colesterol bom”) quanto o LDL (o "colesterol ruim”), são importantes para a formação e o funcionamento de diversas estruturas do organismo, como a produção de hormônios.
O colesterol se torna um problema quando o excesso de LDL se acumula nas paredes das artérias, prejudicando a circulação de sangue.
O colesterol alto é normalmente causado por hábitos ruins, como sedentarismo, má alimentação e tabagismo. Porém, histórico familiar e comorbidades não-controladas (como diabetes) também podem ser fatores de risco.
O colesterol alto é um problema que causa cansaço, fadiga e dores no peito. Pode ser diagnosticado através de um exame de sangue, que deve ser feito de forma preventiva duas vezes ao ano.
Para o tratamento de colesterol alto, pode ser receitado medicamentos para controle dos níveis. Porém a condição pode ser revertida e até prevenida através da adoção de hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.
Veja 10 alimentos que ajudam a diminuir o colesterol alto:
1.Aveia
A aveia ou o farelo de aveia são ricos em fibras solúveis, que ajudam na digestão das gorduras.
2.Feijão
Outro alimento rico em fibras, o feijão (e as leguminosas em geral) impede que o excesso de gorduras seja absorvido pelo organismo.
3.Nozes
As nozes e outras oleaginosas ajudam a baixar o LDL ao aumentar o HDL (que impede que o LDL se acumule nas paredes dos vasos.
4.Maçã
A maçã é um dos alimentos mais ricos em pectina, uma fibra solúvel que aumenta os níveis de LDL e diminui o HDL.
5.Azeite
O azeite e outros óleos vegetais contribuem para baixar o colesterol LDL ao aumentar o HDL.
A ressalva é que não devem ser consumidos em excesso e não devem ser esquentados em demasia, pois podem ser tornar gorduras trans.
6.Frutas cítricas
Também contém Pectina. Além disso, são ricos em antioxidantes.
7. Vegetais em geral
Os vegetais contém fibras, que ajudam na digestão das gorduras.
8.Abacate
É uma fruta que contém bons óleos, que aumentam o HDL e, por consequência, diminuem o LDL.
9.Peixe
Possui ômega-3, que reduz o LDL e protege o coração.
10.Soja
As fibras presentes na soja e seus derivados (como leite de soja e tofu) ajudam a reduzir o LDL.
O artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma consulta médica.
REFERÊNCIAS:
Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/colesterol-o-que-isso-quer-dizer. Acesso em 02/05/2023.
Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) - https://prcardio.org/publico-geral/alimentos-indicados-para-reduzir-o-colesterol/. Acesso em 02/05/2023.
Comentários