Envolvido com mais de 300 enzimas e na regulação dos músculos e do sistema nervoso, o magnésio é um elemento extremente importante para o organismo.
Além disso, faz parte da composição dos dentes e de toda a estrutura óssea.
Por isso, é preciso garantir que o corpo tenha níveis de magnésio adequados e, caso não tenha, identificar rapidamente a deficiência de magnésio para que seja feito o tratamento.
Veja os 12 sinais da deficiência de magnésio:
- Tremores;
- Perda de apetite;
- Sonolência;
- Formigamentos;
- Insônia;
- Fraqueza;
- Cãibra e espasmos musculares;
- Taquicardia;
- Irritabilidade, nervosismo;
- Queda de cabelo;
- Pensamentos depressivos.
Em casos mais graves, pode levar a convulsões.
Alguns fatores, como alcoolismo e o uso de medicamentos diuréticos ou que reduzem o ácido gástrico, podem contribuir para a deficiência de magnésio.
Como é o tratamento da deficiência de magnésio?
O magnésio pode ser obtido através da alimentação com cereais integrais, sementes, grãos, castanhas, cereais verde-escuros, entre outros.
As maiores quantidades de magnésio são encontrados no:
- Gergelim (360 mg a cada 100 g);
- Linhaça (346 mg a cada 100 g);
- Chia (335 mg a cada 100 g);
- Soja (210 mg a cada 100g);
- Grão de bico (133 mg a cada 100 g).
A prescição de suplementos orais é comum nos casos em que a deficiência causa sintomas.
Caso os sintomas sejam muito graves, pode ser prescrito a suplementação através de injeções, que devem ser aplicadas por um profissional da saúde no músculo ou diretamente na veia.
O excesso de magnésio faz mal?
Sim, faz. É importante não ultrapassar as quantidades recomendadas (320 mg/dia para mulheres e 420 mg/dia para homens), pois o excesso de magnésio traz sintomas como: náuseas, vômitos, hipotensão, sonolência e retenção urinária.
Saiba mais: Quais são os perigos de fazer dietas sem acompanhamento médico?
REFERÊNCIAS:
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) - https://www.tbca.net.br/base-dados/composicao_alimentos.php. Acesso em 08/05/2023.
Manual MSD - https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-eletrol%C3%ADtico/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-fun%C3%A7%C3%A3o-do-fosfato-no-organismo. Acesso em 08/05/2023.