O ácido úrico alto se dá quando a substância é produzida em excesso pelo organismo durante o metabolismo das purinas, compostos encontrados naturalmente em alguns alimentos.
O ácido úrico normalmente dissolve-se no sangue e é eliminado pelos rins através da urina, mas alguns impasses pode dificultar esse processo e resultar no ácido úrico alto.
Outros fatores podem contribuir para o ácido úrico alto no sangue, como obesidade, doenças renais, uso de alguns medicamentos (como diuréticos) e condições genéticas.
Por que remédio diurético causa mal à saúde? Confira com especialista
QUAL A TAXA NORMAL DO ÁCIDO ÚRICO?
As taxas normais de ácido úrico alto variam de acordo com o sexo e idade, mas, para os adultos em geral, os valores "normais" são de até 6,8 mg/dL para homens e até 6 mg/dL para mulheres.
Quando o ácido úrico está alto, é importante buscar acompanhamento médico para avaliar a necessidade de um tratamento adequado que evite complicações como gota e pedras nos rins.
O QUE NÃO PODE COMER QUEM TEM ÁCIDO ÚRICO?
Exemplos de alimentos que podem deixar o ácido úrico alto, por conta da grande quantidade de purina, são:
Carnes vermelhas:
Carne bovina, carne de porco, cordeiro e outros tipos de carne vermelha são ricos em purinas, substâncias que podem levar ao ácido úrico alto.
Aves:
Algumas aves, como frango e peru, contêm níveis moderados de purinas. Embora sejam geralmente consideradas melhores opções do que carnes vermelhas, é recomendável limitar o consumo.
Frutos do mar:
Mariscos, camarão, lagosta, caranguejo e ostras são exemplos de frutos do mar que também contêm altos níveis de purinas, ruins para quem tem ácido úrico alto.
Vísceras:
Órgãos de animais, como fígado, rins e miolos, são ricos em purinas e devem ser consumidos com moderação por pessoas com ácido úrico alto.
Bebidas alcoólicas:
O álcool interfere no metabolismo do ácido úrico, dificultando sua eliminação pelo organismo. Cerveja, vinho e destilados podem contribuir para o ácido úrico alto.
Refrigerantes e bebidas açucaradas:
Essas bebidas são frequentemente adoçadas com xarope de milho rico em frutose, que tem sido associado a um aumento do ácido úrico.
Além de evitar alimentos ricos em purinas para não ter ácido úrico alto, é importante beber bastante água, manter um peso saudável e adotar uma alimentação rica em frutas, legumes e grãos integrais.